|
Edição |
Título |
|
v. 12, n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres |
Gênero e marxismo: contribuições para a história das ciências |
Resumo
PDF
|
Carolina Queiroz Santana, Ingrid Silva de Andrade, Victor Ferreira Dias Santos |
|
v. 11, n. 2 (2019): CRÍTICA DO FASCISMO |
Reflexões sobre o fascismo e a violência no Brasil: a situação das classes trabalhadoras no momento de crise orgânica do capital. |
Resumo
PDF
|
Anita Helena Schlesener, Gilson Mezzaroba, Tariani Maria Garcia de Almeida |
|
v. 10, n. 3 (2018): 10 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE |
A política educacional nas primeiras décadas do século XXI: formas de expansão dos interesses das classes dominantes na história da educação nacional |
Resumo
PDF
|
Maria de Fatima Felix Rosar |
|
v. 10, n. 3 (2018): 10 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE |
Nadezhda Krupskaia: por uma Educação Revolucionária |
Resumo
PDF
|
Samantha Lodi-Corrêa |
|
v. 3, n. 1 (2011): LUTA DE CLASSES, EDUCAÇÃO E REVOLUÇÃO |
Teleologia e História |
Resumo
PDF
|
Artur Bispo Santos Neto |
|
v. 4, n. 1 (2012): IMPERIALISMO, CRISE E EDUCAÇÃO |
Imperialismo, Crise e Educação |
Resumo
PDF
|
Elza Margarida de Mendonça Peixoto |
|
v. 7, n. 2 (2015): HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES, AUTORES E TESES EM TENSÃO HISTÓRICA |
Resumo
PDF
|
Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Maria de Fátima Félix Rosar, Dermeval Saviani, Elza Margarida de Mendonça Peixoto |
|
v. 5, n. 2 (2013): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
OS DESAFIOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ITAIPULÂNDIA-PR |
Resumo
PDF
|
Celso Sidinei Balzan, Paulino José Orso |
|
v. 4, n. 2 (2012): DESAFIOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA MARXISTA |
A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE |
Resumo
PDF
|
Samira Saad Pulcherio LANCILLOTTI |
|
v. 7, n. 2 (2015): HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
ORIGENS DO MOVIMENTO OPERÁRIO E DO SOCIALISMO NO BRASIL |
Resumo
PDF
|
Osvaldo Luis Angel Coggiola |
|
v. 5, n. 1 (2013): EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA |
CRISE, IMPERIALISMO E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CORPO NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O GERAL E O ESPECÍFICO NA PROPOSIÇÃO ESCOTEIRA DE ROBERT BADEN-POWELL (1857-1941). |
Resumo
PDF
|
Carlos Herold Junior |
|
v. 4, n. 2 (2012): DESAFIOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA MARXISTA |
MARXISMO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL BRASILEIRA RECENTE. |
Resumo
PDF
|
José Claudinei Lombardi |
|
v. 7, n. 2 (2015): HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
BUSCANDO GRAMSCI NA OBRA DE BRIAN SIMON |
Resumo
PDF
|
Marisa Bittar |
|
v. 5, n. 1 (2013): EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA |
A RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE NA PERSPECTIVA MARXIANA |
Resumo
PDF
|
Artur Bispo Santos Neto |
|
v. 4, n. 2 (2012): DESAFIOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA MARXISTA |
LUDWIG FEUERBACH E O FIM DA FILOSOFIA CLÁSSICA ALEMÃ |
Resumo
PDF
|
Friedrick Engels |
|
v. 7, n. 2 (2015): HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
MARXISMO E HISTÖRIA DA EDUCAÇÃO |
Resumo
PDF
|
José Luis Sanfelice |
|
v. 2, n. 1 (2010): CRISE E REVOLUÇÃO |
Glosas marginais ao programa do Partido Operário Alemão |
Resumo
PDF
|
Karl Heinrich Marx |
|
v. 10, n. 1 (2018): KARL MARX: 200 ANOS! UM LEGADO REVOLUCIONÄRIO!! |
PENSAR HISTORICAMENTE: UM LEGADO IMPRESCINDÍVEL DE KARL MARX |
Resumo
PDF
|
Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro |
|
v. 4, n. 2 (2012): DESAFIOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA MARXISTA |
EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, POSSIBILIDADES E OS LIMITES |
Resumo
PDF
|
Paulino José Orso |
|
v. 9, n. 2 (2017): PARA A CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO |
CONTRIBUIÇÕES MARXISTAS PARA TEORIA DA HISTÓRIA: A RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E HISTÓRIA. |
Resumo
PDF
|
Bruno Mandelli |
|
v. 2, n. 1 (2010): CRISE E REVOLUÇÃO |
O historiador perante a história oficial |
Resumo
PDF
|
Anita Leocádia Prestes |
|
v. 9, n. 3 (2017): AMÉRICA LATINA, 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA, EDUCAÇÃO E ENSINO |
A Revolução Russa e os desafios à pedagogia histórico-crítica |
Resumo
PDF
|
José Claudinei Lombardi |
|
v. 4, n. 2 (2012): DESAFIOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA MARXISTA |
CONTRIBUIÇÕES DOS POSTULADOS MARXISTAS PARA ENTENDER A HISTORIA DA EDUCAÇÃO |
Resumo
PDF
|
João Carlos da Silva, Mara Cristine Vitorino da Silva |
|
v. 6, n. 2 (2014): CAPITALISMO, TRABALHO E EDUCAÇÃO |
A CHAMADA ACUMULAÇÃO ORIGINAL |
Resumo
PDF
|
Karl Marx |
|
v. 2, n. 1 (2010): CRISE E REVOLUÇÃO |
América Latina na crise econômica mundial |
Resumo
PDF
|
Osvaldo Coggiola |
|
v. 9, n. 3 (2017): AMÉRICA LATINA, 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA, EDUCAÇÃO E ENSINO |
A educação paraguaia: quatro marcos históricos decisivos |
Resumo
PDF
|
Patricia Simone Roesler |
|
v. 4, n. 2 (2012): DESAFIOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA MARXISTA |
DESAFIOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA MARXISTA |
Resumo
PDF
|
Maria de Fátima Rodrigues Pereira |
|
v. 7, n. 2 (2015): HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
O PROJETO EDUCACIONAL DA ITAIPU BINACIONAL (1974-1985): UMA EDUCAÇÃO PARA CADA VILA E PARA CADA FRAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA. |
Resumo
PDF
|
Denise Kloeckner Sbardelotto |
|
v. 2, n. 2 (2010): PROJETO HISTÓRICO COMUNISTA E EDUCAÇÃO |
Projeto Histórico Comunista e Educação |
Resumo
PDF
|
Elza Margarida de Mendonça Peixoto |
|
v. 10, n. 2 (2018): EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS |
O TRABALHO DIDÁTICO NAS SOCIEDADES MESOPOTÂMICAS |
Resumo
PDF
|
Jander Fernandes Martins, Vitória Duarte Wingert |
|
v. 4, n. 2 (2012): DESAFIOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA MARXISTA |
Editorial |
Resumo
PDF
|
Paulino José Orso |
|
v. 7, n. 2 (2015): HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
MARX E A EDUCAÇÃO: OBSERVAÇÕES ACERCA DE A IDEOLOGIA ALEMÃ E TESES CONTRA FEUERBACH. |
Resumo
PDF
|
Anita Helena Schlesener |
|
v. 2, n. 2 (2010): PROJETO HISTÓRICO COMUNISTA E EDUCAÇÃO |
Primeiras formulações do Programa Comunista para o Brasil |
Resumo
PDF
|
João Quartim de Moraes |
|
v. 9, n. 1 (2017): CRÍTICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL |
A IDEOLOGIA DA ESCOLA NOVA E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: CRÍTICA À “EDUCAÇÃO SOB MEDIDA” DE INEZIL PENNA MARINHO |
Resumo
PDF
|
Ricardo Adriano de Andrade |
|
v. 6, n. 1 (2014): CONJUNTURA |
A EDUCAÇÃO DA “MISÉRIA”: PARTICULARIDADE CAPITALISTA E EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL |
Resumo
PDF
|
Lalo Watanabe Minto |
|
v. 9, n. 2 (2017): PARA A CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO |
ANDERY, Maria Amália. et al. Para Compreender a Ciência: uma perspectiva histórica. 16 ed. Rio de Janeiro: Garamond; São Paulo: EDUC, 2012. PARA COMPREENDER A CIÊNCIA: UM DIÁLOGO COM MARIA AMÁLIA ANDERY E COLABORADORES |
Resumo
PDF
|
Marlon Messias Satana Cruz |
|
v. 6, n. 1 (2014): CONJUNTURA |
LIBORIO JUSTO: DEL MOVIMIENTO DE NUEVA GENERACIÓN A LA PRIMERA INTERPRETACIÓN TROTSKISTA DE LA REFORMA UNIVERSITARIA (1920-1938) |
Resumo
PDF
|
Constanza Daniela Bosch Alessio |
|
v. 12, n. 3 (2020): Friedrich Engels – 200 anos!! |
Karl Marx: uma biografia dialética |
Resumo
PDF
|
Daniel de Souza Lemos |
|
v. 3, n. 2 (2011): HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO |
HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO NO BRASIL: OS PRIMÓRDIOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
Resumo
PDF
|
Manoel Nelito Nascimento |
|
v. 9, n. 2 (2017): PARA A CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO |
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DU CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFBA: REALIDADE E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFSSORES |
Resumo
PDF
|
Ivson Conceição Silva |
|
v. 1, n. 1 (2009): MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO |
AS CONTRIBUIÇÕES EDUCACIONAIS DE FLORESTAN FERNANDES: O DEBATE COM A PEDAGOGIA NOVA E A CENTRALIDADE DA CATEGORIA REVOLUÇÃO. |
Resumo
PDF
|
Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão |
|
1 a 41 de 41 itens |
|