https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/issue/feed Germinal: marxismo e educação em debate 2023-12-29T23:20:41+00:00 Hélio Messeder Neto revistagerminal@ufba.br Open Journal Systems <p>Germinal: marxismo e educação em debate (ISSN: 2175-5604) é uma revista científica quadrimestral que assume o marxismo como referencial teórico de sustentação de suas investigações e visa difundir e debater a problemática educacional à luz do materialismo histórico. A revista aceita colaborações nas formas de artigos e resenhas de livros, que serão avaliadas mediante o sistema de avaliação duplo-cega a partir de pareceres emitidos pelo nosso Corpo editorial científico nacional, e reserva-se o direito de publicar ou não o material enviado a partir das chamadas de submissão.<br />Área do conhecimento: Ciências Humanas<br />ISSN (online): 2175-5604 - Periodicidade: quadrimestral</p> https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52674 A revolução política da burguesia: a França na obra de Karl Marx antes da Primavera dos Povos 2023-03-22T12:04:36+00:00 Lucas de Oliveira Maciel lucas.maciel@gmail.com <p>No que diz respeito à França, as reflexões de Karl Marx após a revolução de 1848 dispensam introduções. No entanto, o país foi objeto de análise do pensador mesmo antes da assim chamada Primavera dos Povos. Ao longo da década de 1840, a França aparece nos escritos do autor alemão em íntima conexão com temas políticos como emancipação política, emancipação humana, e a relação entre Estado e classes sociais. O presente trabalho visa elucidar o teor dos textos de Marx sobre a França, em especial sobre a Revolução Francesa, do período entre 1843 e 1846.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/53667 A luta de classes e a produção do ser social: as lutas sociais como trabalho socialmente necessário 2023-10-29T11:56:36+00:00 Sandra Luciana Dalmagro sandradalmagro@yahoo.com.br Giovanni Frizzo gfrizzo2@gmail.com <p>O objetivo deste trabalho é compreender as lutas sociais como necessidade humana de produção do ser social. Através de uma reflexão exploratória e descritiva, argumentamos sobre a gênese do ser social que produz a vida através do trabalho e que a partir das contradições originadas na propriedade privada dos meios de produção, constituiu a divisão em classes sociais que se confrontam no antagonismo existente entre os interesses das classes em disputa. A partir desta base, argumentamos que o trabalho socialmente necessário e as organizações coletivas da luta social são interdependentes: é a organização coletiva que poderá eliminar com a apropriação privada do trabalho, ao tempo em que as lutas coletivas da classe se constituem em trabalho socialmente necessário.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/57124 A Santa Joana dos Matadouros como crítica do modo de representação capitalista: da crítica da alienação religiosa à crítica da economia política 2023-11-28T23:42:50+00:00 Lindberg Campos lindberg.filho@usp.br <p>Este artigo é uma leitura da peça <em>A Santa Joana dos Matadouros</em>, de Bertolt Brecht, como um ponto culminante de um processo de experimentação teatral que transitou dos dilemas da representabilidade do capitalismo para a tentativa de forjar meios representacionais apropriados à representação do capital.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54506 O Banco Mundial e seu projeto educacional para a América Latina e o Caribe: racismo, exploração e alienação 2023-10-29T11:53:52+00:00 André Gomes da Conceição andregomesdaconceicao@gmail.com <p>O objetivo geral deste texto é analisar o livro “Professores Excelentes: como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe”, produzido pelo pessoal que serve ao Banco Mundial. Para isso, como objetivo específico, tornou-se necessário apresentar a teoria do capital humano, a qual orienta as políticas educacionais promovidas pelo banco. O segundo objetivo específico é identificar os argumentos do pessoal do Banco Mundial à luz da teoria do capital humano e do neoliberalismo. Concluiu-se que três dimensões são fundamentais para se compreenderem as ideias contidas no livro analisado: a dimensão econômica; a dimensão colonialista; e a dimensão ideológica.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/53246 A educação omnilateral na sociologia de Florestan Fernandes 2023-11-27T23:56:37+00:00 Elson dos Santos Gomes Junior elsonuenf@yahoo.com.br <p>O presente trabalho tem como objetivo apresentar a proposta omnilateral de educação na sociologia de Florestan Fernandes. A metodologia empregada é de cunho qualitativo-bibliográfico e norteia-se a partir das obras de cunho educacional, utilizando-se do teor crítico extraído pelo sociólogo paulista de fontes marxianas e marxistas. Neste sentido, o percurso explicativo consiste na apresentação de uma perspectiva de formação humana em Florestan, em seguida a correlação entre educação, Estado e sociedade em sua sociologia e, por último, como estes elementos corroboram a necessidade de uma educação omnilateral.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54513 IF's: uma expressão particular das experiências políticas da classe trabalhadora brasileira no século XX 2023-12-18T06:55:01+00:00 João Carlos Cichaczewski joaocarloscic@gmail.com Cloves Alexandre de Castro cloves.castro@ifc.edu.br <p>Este artigo versa sobre os Institutos Federais de Educação, Ciências e Tecnologia (IFs) como produto das experiências de luta da classe trabalhadora brasileira a partir da sua reorganização, nos idos dos anos da década de 1970. O acúmulo constituído pela classe trabalhadora naquele processo resultou em instrumentos de luta e resistência contra as estruturas responsáveis pelas precárias condições de vida da população. Essas ferramentas de luta e resistência foram organizadas e transformadas em instituições de representação na dimensão em que novos sujeitos sociais emergiram na cena como atores políticos. Ao chegar ao governo, por meio de uma coalizão política de centro, constroem uma proposta de educação profissional cuja origem encontra-se nos anais do debate sindical dos anos de 1980.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52778 Escola sem partido: um projeto de embrutecimento social 2023-03-22T11:53:49+00:00 Marco Antonio de Oliveira Gomes marco1964.ma@gmail.com Krigor de Camargo Barela Faeda krigorfaeda@gmail.com Bruna da Silva Passos xbrunapassos@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo discutir as proposições educacionais do Movimento Escola sem Partido como expressão de um projeto de embrutecimento social, abraçado pelas camadas mais reacionárias da classe dominante brasileira. Para esse propósito, realizou-se uma revisão bibliográfica de autores que versam sobre as temáticas: educação, escola, desenvolvimento humano e do Movimento. Por assumir a Escola Pública como uma construção social contraditória, permeada pelo antagonismo de classes, identificou-se nos projetos deste Movimento um ataque ao papel da escola de ensinar os conteúdos fundamentais construídos historicamente e ao projeto de educação para a cidadania. Diante dessa ameaça, cabe à classe dominada esboçar um novo projeto educacional que só pode ser posto em curso por ela.&nbsp;</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/57455 Marxismo e a opressão às mulheres: rumo a uma teoria unitária [Lise Vogel] 2023-11-13T01:19:55+00:00 Alien Fernanda Maciel aline.sabbath@gmail.com <p>Resenha do livro <em>Marxismo e a opressão às mulheres</em>: rumo a uma teoria unitária, de Lise Vogel (Expressão Popular, 2022)</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/57464 Teoria da Reprodução Social: remapear a classe, recentralizar a opressão [Tithi Bhattacharya] 2023-11-13T00:59:01+00:00 Aila Fernanda dos Santos aila.santos@unifesp.br <p>Resenha do livro <em>Teoria da Reprodução Social</em>: remapear a classe, recentralizar a opressão, de Tithi Bhattacharya (Elefante, 2023).</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/57470 Profit and pleasure: sexual identities in late capitalism [Rosemary Hennessy] 2023-11-13T02:29:17+00:00 Hiago Rocha de Oliveira hiagorochadeoliveira@gmail.com <p>Resenha do livro <strong>Profit and pleasure</strong>: sexual identities in late capitalism, de Rosemary Hennessy (Routledge, 2017).</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/57989 Machismo, racismo, capitalismo identitário: as estratégias das empresas para as questões de gênero, raça e sexualidade [Pablo Polese] 2023-12-03T08:55:45+00:00 Renan Gomes de Moura renangmoura@gmail.com <p>Resenha do livro <strong>Machismo, racismo, capitalismo identitário</strong>: as estratégias das empresas para as questões de gênero, raça e sexualidade, de Pablo Polese (Hedra, 2021).</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/57424 Psicologia, desenvolvimento humano e marxismo [Liev Semiónovitch Vigotski] 2023-10-30T18:30:03+00:00 Eduardo Moura da Costa eduardomcbr@yahoo.com.br 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/58623 Marxismo, gênero, sexualidade e a luta anticapitalista: debates e controvérsias 2023-12-28T20:30:18+00:00 Helga Maria Martins de Paula helgamartinsdepaula@ufj.edu.br Lívia de Cássia Godoi Moraes liviamoraes@outlook.com Márcio Magalhães da Silva marcio.dasilva@ufla.br Márcia Lemos marcialemos.uesb@gmail.com Renan Quinalha renan.quinalha@unifesp.br <p>A proposta desse dossiê é divulgar pesquisas e colocar em discussão a luta de classes e as opressões no processo de superação do modo de produção capitalista. O ponto de partida são as reflexões balizadas pelo arcabouço teórico-metodológico do Materialismo Histórico e Dialético, que considerem exploração, subjetivação, alienação e consciência no exame das temáticas compreendidas como centrais para este debate: crise do capital e crise da reprodução social; gênero, raça, classe, sexualidades e crítica da economia política: leituras marxistas; neoliberalismo, privatização dos serviços essenciais e a classe trabalhadora racializada e LGBT; migração, mundialização neoliberal e o deslocamento de mulheres; Estado, direito e opressões de gênero; feminismo marxista, trabalho e organização sindical; análises em torno do trabalho doméstico e da maternidade privatizada; políticas sexuais e movimentos sociais; família como unidade de reprodução do capital, ascensão conservadora e pessoas LGBT's; a prostituição/trabalho sexual, a moral burguesa e a legalização; sexualidade e gênero na educação; Marxismo e teoria <em>queer</em>; feminismos marxista, socialista, materialista, transfeminismo, virada linguística e as lutas anticapitalistas.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/58622 A tradição marxista, as organizações de esquerda e o movimento LGBTQIA+: polêmicas históricas e tensões contemporâneas 2023-12-28T20:12:20+00:00 James Green james_green@brown.edu <p>James N. Green é, hoje, um grande brasilianista. Prestes a aposentar-se de uma carreira admirada como docente e pesquisador da renomada Universidade de Brown, pertencente ao seleto grupo da <em>Ivy League</em> (as oito universidades mais tradicionais dos EUA), o historiador tem uma longa trajetória de colaboração com o Brasil. Nas últimas décadas, ele viveu por anos em nosso país, engajou-se politicamente em organizações revolucionárias e do movimento LGBTQIA+ brasileiros, dedicou-se à produção de livros e artigos sobre história da ditadura e sobre questões de gênero e sexualidade. Sua tese de doutorado, publicada aqui sob o título <em>Além do Carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX</em> (Editora Unesp), é um dos trabalhos acadêmicos pioneiros no campo. Nesta entrevista, James retoma sua trajetória de ativismo e de produção intelectual nos EUA e no Brasil, traçando uma análise profunda sobre os desafios postos ao cruzamento entre os marxismos e as lutas por liberdade sexual de gênero, com um olhar acurado e crítico às experiências passadas do século XX, bem como anunciando suas apostas e perspectivas para a luta anticapitalista no século XXI.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/57562 A Teoria da Reprodução Social como um modo de pensar dialético 2023-11-15T06:05:09+00:00 Barbara Araujo Machado araujombarbara@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo apresentar o caminho histórico que levou ao desenvolvimento da Teoria da Reprodução Social (TRS), propondo compreendê-la como um modo de pensar dialético. O argumento central do artigo é que a TRS tornou-se uma das abordagens mais profícuas produzidas no seio do marxismo por ter sido resultado de um movimento dialético constante de autocrítica, produzindo novas elaborações a partir da incorporação de críticas e da abertura ao contraditório, que toma como central para entender e transformar a realidade. O artigo propõe, ainda, que esse movimento dialético tem relação com o lugar social subalternizado dos sujeitos envolvidos no desenvolvimento dessa teoria.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/57580 Diálogos feministas a partir da Teoria da Reprodução Social: por uma concepção unitária de classe, gênero, raça e sexualidade 2023-11-20T14:08:04+00:00 Rayane Noronha Oliveira rayane.noronha.oli@gmail.com Carla Benitez Martins carlabenitez@unilab.edu.br <p>O ensaio pretende realizar um diálogo entre feminismos e marxismo, a partir da Teoria da Reprodução Social. Para tanto, parte-se do materialismo histórico-dialético e das contribuições que o legado marxista oferece às lutas das mulheres, populações negras e LGBTQIAPN+. Aproximando-se das dimensões que envolvem a relação entre classe, gênero, sexualidade e raça, em tempos de manipulação das agendas pelo neoliberalismo, são propostas algumas reflexões que podem contribuir na unidade da luta contra o capital.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/56899 Feminismo, teoria da reprodução social e luta de classes: uma leitura estratégica 2023-12-03T10:05:10+00:00 Pedro Meira Gava Ramos Barbosa p248707@dac.unicamp.br <p>O presente trabalho busca discutir como o feminismo marxista contemporâneo pensa o lugar da luta de classes em meio à relação entre opressão das mulheres e capitalismo. Para tanto, analisamos principalmente as formulações de Cinzia Arruzza, uma referência atual e internacionalmente reconhecida desta vertente. Na primeira parte do trabalho, são recuperadas algumas formulações chave do feminismo materialista francês. Em seguida, ao analisar algumas das teses centrais do feminismo marxista, abordamos as críticas que foram endereçadas ao feminismo materialista e discutimos o lugar conferido para a luta de classes.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/56879 As pautas feministas ameaçam a unidade classista? Uma análise marxista das desigualdades de gênero no capitalismo com foco na conjuntura brasileira 2023-12-16T21:26:21+00:00 Larissa Bulhões larissa.bulhoes@ufla.br <p>O artigo critica o fetiche das leis econômicas que sustenta a tese dos sistemas duais no campo do feminismo marxista, em defesa do avanço da teoria unitária, a qual explicita a inerência das opressões na conformação da ordem social burguesa. Analisa os impactos das desigualdades de gênero na realidade das mulheres trabalhadoras brasileiras, no processo de subjetivação burguês e no papel dos coletivos feministas nas organizações classistas. Na correlação entre as ofensivas antigênero e a ascensão da extrema-direita no Brasil, expõe a centralidade das pautas feministas, LGBTQIA+ e antirracistas na luta anticapitalista.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/56969 É possível ser anticapitalista e lutar por direitos sexuais? Marx e Foucault em uma perspectiva queer 2023-12-26T17:58:08+00:00 Eder van Pelt ederfm@id.uff.br <p>O artigo desenvolve uma análise sobre o modo como o marxismo entende os processos de sujeição no direito e suas desconfianças em relação às políticas identitárias e de reconhecimento relacionadas com as questões envolvendo orientação sexual e identidade de gênero e sua defesa dos direitos sexuais. Ao mesmo tempo, busca em Foucault a proposta de um modelo escalonado de práticas de liberdade, segundo uma perspectiva <em>queer</em>. Esse escalonamento permite-nos ver as lutas emancipatórias como etapas de um processo mais amplo e complexo. Portanto, não é correto pensar que a crítica marxista sempre entenderá os direitos sexuais como fórmulas adequadas ao aprimoramento do capitalismo, se elas forem pensadas como lutas emancipatórias por dentro do direito e para além do direito. A metodologia adotada é baseada em revisão bibliográfica qualitativa.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/56812 A heteronormatividade como estranhamento: contribuições marxistas à crítica da sua construção social 2023-12-17T16:53:45+00:00 Djonatan Kaic Ribeiro de Souza kaicribe@gmail.com <p>Este artigo, a partir do complexo do estranhamento desenvolvido por György Lukács, visa a contribuir criticamente para os estudos acerca da construção social da heterossexualidade. A heteronormatividade é compreendida como um constructo histórico da produção social da natureza sexual do corpo e dos regimes de normalização sexual. A síntese a que se chega é a de que o estranhamento sexual é amadurecido nas sociedades capitalistas, sendo um resultado histórico da naturalização da sexualidade.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/56819 Prostituição: para além do "ser ou não ser profissão" 2023-12-16T20:59:20+00:00 Marília Duarte de Souza mariliaduartesouza@gmail.com Deise Luiza da Silva Ferraz deiseluizaferraz@gmail.com Jade Mariá Pais Vaz de Melo jadempvazdemelo@gmail.com <p>Objetivamos analisar a prostituição enquanto atividade subsumida a um processo de produção e valorização do valor. Realizou-se uma discussão acerca da atividade sexual enquanto atividade humana sensível e as particularidades de seu desenvolvimento no capitalismo. Demonstramos que o sexo no capitalismo, além de atividade humana, produz um efeito útil passível de se tornar mercadoria, que o ato sexual é trabalho, e ainda, trabalho produtivo. Analisamos como o problema se manifesta em sua aparência através de debates realizados pelos movimentos feministas acerca da regulamentação da prostituição, debatendo que uma lei que o regulamente não cria ou extingue o mercado do sexo, mas pode atuar parcialmente nas condições sob as quais se efetiva.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/55700 Direito ao aborto no Brasil: acirramento das disputas entre o movimento conservador e o feminismo anticapitalista no governo Bolsonaro 2023-12-05T15:04:42+00:00 Arelys Esquenazi Borrego arelyseb@gmail.com Ana Targina Rodrigues Ferraz anatarginaferraz@gmail.com <p>O artigo visa analisar as disputas em torno do direito ao aborto no Brasil entre o movimento conservador e o movimento feminista anticapitalista. Na contramão de vários países da América Latina, nos quais tem se dado avanços na descriminalização e legalização do direito ao aborto, no Brasil, durante o governo de Jair Bolsonaro, o que se tem conseguido é barrar diversos retrocessos. No entanto, este resultado não deve ser lido apressadamente como uma derrota para o movimento feminista anticapitalista; pelo contrário, é resultado da resistência desse movimento diante de um cenário de intensificação do conservadorismo, do ultraliberalismo, do fascismo e da extrema-direita. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica e a pesquisa documental.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/58025 O racismo como arma de produção de hegemonia capitalista couraçada de coerção e a objetividade esmagadora do lugar de negro 2023-12-11T11:43:54+00:00 Jacqueline Botelho botelho.jacque@gmail.com <p>O presente artigo pretende abordar o racismo como arma de coerção e consenso no capitalismo. Considerando a contribuição de Clóvis Moura, quando afirma que o racismo é arma ideológica de dominação, e analisando a dinâmica do Estado ampliado (sociedade política e sociedade civil) nesta sociedade de classes, concluímos que o racismo, mais que arma ideológica de dominação é arma de produção de hegemonia capitalista, couraçada de coerção. A luta e resistência histórica do povo negro é apresentada neste trabalho como um movimento permanente de aquilombamento que vai do escravismo ao capitalismo dependente no Brasil, se mostrando atual e trazendo contribuições importantes para o avanço das lutas do conjunto da classe trabalhadora.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/56787 Relações de gênero e raça na organização familiar da classe trabalhadora no Brasil contemporâneo 2023-11-21T12:47:28+00:00 Jéssica Alves de Lima Germine jessica.germine@ufabc.edu.br Marilda Aparecida de Menezes menezesmarilda@gmail.com Roberta Guimarães Peres roberta.peres@ufabc.edu.br <p>Este trabalho propõe um diálogo teórico entre marxistas feministas, autoras interseccionais e intérpretes do Brasil para discutir o lugar complexo que as famílias da classe trabalhadora brasileiras têm na dinâmica capitalista. Primeiramente, defende uma abordagem dialética para a análise das relações de gênero, raça e classe. Em seguida, discute a posição que as famílias da classe trabalhadora ocupam na relação entre produção e reprodução. Por fim, volta-se às famílias brasileiras na sua concretude, discutindo a complexa trama que envolve a reprodução da força de trabalho e o trabalho produtivo assalariado, num contexto em que racismo e sexismo atravessam organizações familiares que não se resumem ao modelo patriarcal nuclear.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/57527 Gênero, raça e migrações internacionais: um debate marxista 2023-11-16T15:25:06+00:00 Patrícia Rocha Lemos pat.csrp@gmail.com Mariana Shinohara Roncato mari_roncato@yahoo.com.br <p>O artigo analisa as migrações internacionais a partir da Teoria da Reprodução Social, destacando que a mobilidade do trabalho é moldada pelo local social das mulheres no processo de reprodução social. Em contexto de crise, a lógica generificada e racializada da força de trabalho imigrante tanto se apresenta como funcional, como é parte de sua determinação. A crescente demanda pelo trabalho imigrante para a reposição geracional no país receptor é mobilizada a partir de processo de desumanização da força de trabalho e de mecanismos diferenciados que buscam reduzir ao mínimo as suas condições de reprodução e rebaixar o preço da força de trabalho local. O texto apresenta um debate teórico relativo aos fenômenos migratórios atuais e suas contradições.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/57003 Opressões de gênero e territórios de fronteira no cinema latino-americano contemporâneo realizado entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai 2023-12-03T09:53:13+00:00 Francieli Rebelatto francieli.rebelatto@gmail.com <p>Este artigo se propõe a entender o cinema como produto social que nos convoca à reflexão sobre as opressões de gênero em nosso continente, a partir das dinâmicas sociais impostas por territórios de fronteiras entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Analisamos um conjunto de filmes sobre histórias de mulheres que se deslocam entre estas fronteiras desvelando contradições impostas pela sociabilidade capitalista. Filmes como <em>Mulher do Pai, Guarani, Pela Janela e Pasajeras</em> contribuem para debatermos as contradições do sistema capitalista-opressor e a manifestação destas opressões nas relações territoriais e intergeracionais, sendo a arte um espaço privilegiado para a reverberação desta realidade.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54635 Possibilidades interventivas às opressões de gênero nas ofensivas capitalistas: a experiência educacional com migrantes do programa “Mulheres Sim” do IFSC/Joinville 2023-10-29T11:51:59+00:00 Hanen Sarkis Kanaan hanensc@gmail.com Francisca Vilandia de Alencar vilandiaalencar01@gmail.com <p>As mulheres encampam uma extensa luta por igualdade de direitos e acesso igualitário aos espaços sociais de poder no interior da sociedade capitalista, de modo que a discriminação naturalizada obriga as mulheres a lutarem duas vezes: contra o capitalismo e contra a opressão masculina. No entanto, como diria Elisabeth Souza-Lobo “A classe operária tem dois sexos”, por isso, trata-se de um processo e uma luta conjunta, não sendo possível empreender em ordem sequencial: vencer o capitalismo para só então superar outras formas de opressão. São coisas indissociáveis e enfrentadas ao mesmo tempo. Por isso, queremos aqui apresentar a experiência do Programa “Mulheres Sim” no IFSC, em especial a do Câmpus Joinville, como possibilidade interventiva às opressões de gênero na sociedade capitalista, a qual comprova que a Universidade possui meios para propor novas práticas socioculturais na sociedade, proporcionando o empoderamento de grupos oprimidos através do conhecimento crítico, mas também prático quando o relaciona com a profissionalização para a autonomia.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/57000 Teoria da Reprodução Social: a crise do trabalho reprodutivo educativo no contexto neoliberal e de crise pandêmica no Brasil 2023-10-29T10:19:43+00:00 Danielle Sampaio danisampaio7@gmail.com José Pereira jose.pereira@urca.br <p>O presente artigo tem por objetivo analisar a Teoria da Reprodução Social, enquanto feminismo marxista que toma o trabalho reprodutivo a base para entender contradições sociais sobre um corte de classe, gênero e raça sobre a ordem do capital. Partindo dessa concepção dialética trataremos de examinar a crise do trabalho reprodutivo, no contexto de avanço das políticas neoliberais e sobre os efeitos da pandemia do Covid-19 sobre a classe trabalhadora brasileira. Em particular, buscando examinar seus reflexos sobre as políticas educacionais, entendendo a educação como parte do Trabalho reprodutivo, portanto, tomando a crise da educação como parte da crise do trabalho reprodutivo.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54835 Políticas públicas e interseccionalidade: debatendo gênero, raça e classe no sistema socioeducativo 2023-07-24T13:22:53+00:00 Carmem Letícia dos Santos carmemleticiass01@gmail.com Wilsomar Pessoa Nunes wilsomarnunes@frn.uespi.br Alderyce Passos Silva alderyce_passos@hotmail.com Jairo de Carvalho Guimarães jairoguimaraes@ufpi.edu.br <p>O objetivo do estudo é discutir políticas públicas tendo como base a interseccionalidade entre gênero, raça e classe no sistema socioeducativo. A metodologia compreendeu estudo bibliográfico, permitindo um aprofundamento dos fenômenos a partir de bases de dados pesquisadas. Concluiu-se que a incorporação do gênero, raça e classe no sistema socioeducativo potencializa as discriminações, opressões e punições das adolescentes privadas de liberdade. Assim, destaca-se a necessidade de formular políticas públicas interseccionais que apontem as dimensões estruturantes e contemplem as demandas das adolescentes como enfrentamento da violência institucional. Propõe-se discutir o projeto de privação de liberdade, a qual objetiva manter os aspectos ideológicos e conservadores para manutenção da ordem.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/56887 Gênero e ciências da natureza: o feminismo marxista e a história de Irène Joliot-Curie 2023-10-10T19:04:12+00:00 Larissa Cabral Lima larissacabrallima@gmail.com Luciana Massi luciana.massi@unesp.br <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho buscou traçar historicamente a relação entre marxismo e gênero, com foco na questão da mulher na ciência. Para isso buscamos as principais autoras feministas marxistas, obras do marxismo clássico relacionadas à mulher e autoras contemporâneas brasileiras. Por meio delas sistematizamos algumas tendências do feminismo marxista ao explorar os fatores que influenciam a posição da mulher na sociedade. Por fim, a partir de quatro teses que articulam o marxismo à história de mulheres cientistas, analisamos alguns aspectos da história de Irène Joliot-Curie visando conexões entre gênero e marxismo, situando-a como mulher e cientista em seu contexto histórico e social de produção de conhecimento.&nbsp;</span></p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/56941 O Segundo Sexo no canteiro de obras da Construção Civil 2023-12-17T15:45:01+00:00 Marina Ferreira marina.boa.ferreira@gmail.com <p>Este artigo analisa a inserção das mulheres no setor da construção civil, em particular nos canteiros de obra, e identifica a divisão sexual presente nesses espaços. Nosso objetivo é estudar de que forma o desempenho desigual dos corpos feminino e masculino no processo de execução de determinadas atividades no canteiro de obras acarreta em diferenças de produtividade, e por consequência, de captação de mais-valor pelo capitalista. Importa refletir sobre os conceitos de sexo e gênero e de que forma as diferenças entre os sexos se correlacionam com a divisão sexual do trabalho. Conclui que as diferenças entre os sexos influenciam na forma de inserção das mulheres no trabalho nos canteiros de obra da construção civil.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate