PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E DEPENDÊNCIA ACADÊMICA: QUAL O NOSSO PROJETO SOCIETÁRIO?

Autores

  • Zacarias Gama Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9388

Resumo

Este texto discute a posição do Brasil e sua possível dependência acadêmica aos países da União Europeia que estão a se organizar no que tem sido chamado de Sociedade e Economia do Conhecimento desde a assinatura do Tratado de Bolonha. A concretizar esta relação, a hipótese é de que a produção de conhecimentos em nosso país e em nossas universidades e centros de pesquisa se restrinjam a conhecimentos básicos, comoditizados, para que os países mais desenvolvidos lhes agreguem valor e intensifiquem os seus processos de acumulação de capital através da venda e cobrança de royalties. Esta dependência acadêmica tende, então, a repetir padrões típicos da exploração colonial: produção de mais-valia absoluta em nossas universidades e centros de pesquisa, e produção de mais-valia relativa fora das nossas fronteiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zacarias Gama, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). As pesquisas que dão origem a este texto receberam financiamentos do Programa de Procientistas da UERJ, FAPERJ e CAPES (Estágio de Pós-doc na Universidade de Lisboa).

Downloads

Publicado

2013-07-09

Como Citar

Gama, Z. (2013). PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E DEPENDÊNCIA ACADÊMICA: QUAL O NOSSO PROJETO SOCIETÁRIO?. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 4(2), 90–99. https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9388