Das instituições de ensino às instituições vocacionais: reforma do ensino médio, reestruturação produtiva e a nova escola neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.63071

Palavras-chave:

Educação, Reforma do Ensino Médio, Neoliberalismo, Reestruturação Produtiva, Crise de Sobreacumulação

Resumo

O artigo analisa as mudanças nas políticas educacionais no Brasil à luz das transformações ocorridas em escala global a partir do novo regime de acumulação que emerge das crises econômicas da década de 1970. A reestruturação produtiva e o neoliberalismo têm consolidado novos mecanismos de gestão e controle, contratação da força de trabalho e mudanças na legislação brasileira. Trabalhamos com a hipótese de que a Reforma do Ensino Médio não apenas altera uma parte do funcionamento do aparelho escolar, mas também o caráter das instituições de ensino ao reorganizar o sistema educacional brasileiro conforme às demandas do novo regime de acumulação capitalista.

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

Roman, P. G. M. . (2025). Das instituições de ensino às instituições vocacionais: reforma do ensino médio, reestruturação produtiva e a nova escola neoliberal. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 17(1), 114–134. https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.63071