Das instituições de ensino às instituições vocacionais: reforma do ensino médio, reestruturação produtiva e a nova escola neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.63071Palavras-chave:
Educação, Reforma do Ensino Médio, Neoliberalismo, Reestruturação Produtiva, Crise de SobreacumulaçãoResumo
O artigo analisa as mudanças nas políticas educacionais no Brasil à luz das transformações ocorridas em escala global a partir do novo regime de acumulação que emerge das crises econômicas da década de 1970. A reestruturação produtiva e o neoliberalismo têm consolidado novos mecanismos de gestão e controle, contratação da força de trabalho e mudanças na legislação brasileira. Trabalhamos com a hipótese de que a Reforma do Ensino Médio não apenas altera uma parte do funcionamento do aparelho escolar, mas também o caráter das instituições de ensino ao reorganizar o sistema educacional brasileiro conforme às demandas do novo regime de acumulação capitalista.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. 2° ed. Edições Graal. Rio de Janeiro, 1985.
ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital - São Paulo: Boitempo, 2018.
ANTUNES, R. A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. São Paulo: Cortez, 2017.
ARENDT, H. A crise na educação. In: “Entre o passado e o futuro”. São. Paulo: Perspectiva, 1972, p. 221-247.
BUCK-MORSS, S. Hegel e o Haiti, in: Revista Novos Estudos. Trad. Sebastião Nascimento. Cebrap, Vol. 90. São Paulo, 2011
BRASIL. EMENDA CONSISTUCIONAL DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA Nº 103 de 12 de novembro de 2019.
BRASIL. LEI DE DIRETRIZES E BASES Nº9.394, de 20 de dezembro de 1996, alterada pela lei nº 13.467, em 16 de fevereiro de 2017, e pela lei nº 14.495, em 1 de agosto de 2024.
CATINI, C. Educação Bancária – “com um Itaú de vantagens”, in: Revista Germinal – Marxismo e Educação em Debate. Salvador: v.13, n1, p.90-118.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra. São Paulo: 2011.
FOUCAULT. M. Vigiar e Punir. Trad. Raquel Ramalhete. Editora Vozes. Petrópolis: 2006.
GRAMSCI, A. Americanismo e Fordismo. Trad. Gabriel Bogossian. Editora Hedra. São Paulo: 2008
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: temas de cultura, ação católica, americanismo e fordismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001b. v. 4
HARVEY, D. Condição pós-moderna. Trad. Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. Editora Loyola. São Paulo: 2012.
HARVEY, D. O Novo Imperialismo. Trad. Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 2013.
KANT, I. Sobre a Pedagogia. Trad. Francisco Cock Fontanella. Editora UNIMEP. Piracicaba: 1999.
KANT, I. Resposta à Pergunta: Que é o Esclarecimento, in: “Textos Seletos”. Trad. Floriano de Souza Fernandes. Editora Vozes. Petrópolis, RJ: 1985.
LAVAL, C. A Escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Editora Planta, 2004.
LETELIER, O. The ‘Chicago Boys’ in Chile: Economic Freedom’s Awfull Toll. The Nation, 28 de agosto de 1976 (https://www.thenation.com/article/archive/the-chicago-boys-in-chile-economic-freedoms-awful-toll/)
Silva, M. A BASE DO GOLPE: A NOVA COLONIZAÇÃO PELA CAPTURA DA SUBJETIVIDADE. Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 11, n. 1, p. 74-102, abr. 2019.
MARX, K. O processo de produção do capital, vol. 2, in: O Capital: Crítica da Economia Política. Tradução Reginaldo Sant’Anna. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A., 1980.
ROUSSEF, D. Discurso de posse do segundo mandato da Presidenta Dilma Rousseff. https://www.camara.leg.br/noticias/448217-integra-do-discurso-de-posse-da-presidente-dilma-rousseff-no-congresso.
TORRES FILHO, R. Respondendo à pergunta: quem é a ilustração? Revista Discurso. Departamento de Filosofia da USP, volume 14, páginas 101-112
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).