Alcances e limites do sindicalismo: contribuições críticas de Friedrich Engels e Karl Marx

Autores

  • Michelangelo Marques Torres IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.39065

Palavras-chave:

Sindicalismo, Tradição marxista,

Resumo

O presente artigo pretende indicar o modo como Friedrich Engels e Karl Marx focalizaram a luta e a organização sindical no interior do conflito entre o capital e o trabalho, a fim de conduzirmos o andamento da análise para sua contribuição ao conjunto do marxismo, inclusive, demonstrando como o trabalho de Engels impactou sobremaneira as concepções formuladas por Marx nessa seara. Nesse sentido, faremos uma síntese das contribuições da obra de Marx e Engels no tocante ao tema do sindicalismo e apontando, quando possível, seus enfrentamentos com (variadas) concepções reformistas, centristas, anarquistas, autonomistas e burocráticas – conforme é possível notar, diferentes concepções de sindicato encontram-se disponíveis na literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelangelo Marques Torres, IFRJ

Graduado em Ciências Sociais (USP), mestrado em Sociologia (UNICAMP), doutor em Ciências Sociais (Unicamp) e professor efetivo de Sociologia do IFRJ.

Downloads

Publicado

2021-01-19

Como Citar

Torres, M. M. (2021). Alcances e limites do sindicalismo: contribuições críticas de Friedrich Engels e Karl Marx. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(3), 280–295. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.39065