A EDUCAÇÃO POLÍTICA COMO CONDIÇÃO DE LUTA

Autores

  • Lizia Helena Nagel Universidade Estadual de Maringá. Aposentada.

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.21674

Palavras-chave:

Tradição marxista

Resumo

Resumo: A reforma do ensino médio, projetada pela Medida Provisória no. 746, que introduz profundas mudanças na estrutura do Ensino Médio, sofre críticas que não podem ser ignoradas. No entanto, não basta a clareza sobre os limites das propostas curriculares e, tampouco, o reconhecimento das suas consequências. Urge, nesse momento, recuperar a educação política dos envolvidos nos processos educativos porque o avanço do neoliberalismo deixou marcas no cidadão, garantindo uma ideologia que o leva à própria destruição. Apatia, ressentimento, medo, individualismo, narcisismo, entre outros comportamentos, caso não combatidos, só fortalecerão as medidas hoje contestadas.

Palavras chave: Reforma do Ensino Médio – Educação Política – Comportamentos. 

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Biografia do Autor

Lizia Helena Nagel, Universidade Estadual de Maringá. Aposentada.

Professora TItular da UEM/PR. Foi vinculada ao Departamento de Fundamentos da Educação.  Área de atuação: História e Filosofia da Educação. 

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Publicado

2017-05-30

Como Citar

Nagel, L. H. (2017). A EDUCAÇÃO POLÍTICA COMO CONDIÇÃO DE LUTA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(1), 142–152. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.21674