ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO!

Autores

  • Thiago Barreto Maciel Colégio de Aplicação João XXIII/Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.13178

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-crítica, abordagem crítico-superadora, materialismo histórico dialético.

Resumo

O presente artigo pretende fomentar o debate teórico com os professores que reivindicam a Pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora na Educação Física. Possui como tese central que a Educação Física crítica brasileira necessita, ainda, dar saltos qualitativos na sua forma de organização e intervenção na realidade. Para tanto o presente trabalho procura compreender o papel e a natureza do processo educativo e do papel do professor à luz de alguns fundamentos e categorias centrais do materialismo histórico dialético. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Barreto Maciel, Colégio de Aplicação João XXIII/Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e licenciado em Educação Física (UFJF). Membro do Grupo de Estudos do Trabalho, Educação Física e Materialismo Histórico – GETEMHI. Professor efetivo do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. E-mail: tbarretomaciel@gmail.com.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Maciel, T. B. (2017). ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO!. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(1), 217–226. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.13178