Chamada / Dossiê Temático para a Edição 10: DANÇA E IMPROVISAÇÃO: corpos improvisacionais, danças improvisadas e improvisações dançadas

2021-10-23

Chamada / Dossiê Temático
DANÇA E IMPROVISAÇÃO: corpos improvisacionais, danças improvisadas e improvisações dançadas

Coordenação editorial do dossiê temático:
Prof. Dr. Joubert de Albuquerque Arrais (UFCA/UFBA)
Profª. Drª. Daniela Guimarães (UFBA)

Prazo para submissão:
25/outubro/2021 (segunda-feira) a 24/janeiro/2022 (segunda-feira)

Previsão de publicação do dossiê:
Maio-Junho/2022


A intenção da chamada para a edição número 10 da Revista Dança é promover a Improvisação em Dança como dispositivo relacional de saberes-dizeres-fazeres outros com a temática DANÇA E IMPROVISAÇÃO: corpos improvisacionais, danças improvisadas e improvisações dançadas.

Assim, esta chamada busca estimular diálogos, aproximações e tensões da Improvisação e(m) Dança com suas relações in/inter/trans/disciplinares. Objetiva a discussão sobre a Improvisação como campo e ação de pesquisa em Dança na Universidade e na Sociedade da qual a Universidade faz parte. E assim, possibilita fomentar as abordagens de processos e configurações nas perspectivas artísticas, estéticas, políticas, sociais e/ou educacionais, dentre outros aspectos e parâmetros que se mostrarem relevantes.

Nesse sentido, a Revista Dança aceita submissões de artigos, resenhas críticas, traduções e relatos de experiência (de caráter crítico e propositivo), trabalhando com fluxo contínuo (submissão a qualquer tempo) para textos relacionados a outros assuntos distintos da temática do referido dossiê. Esperamos receber colaborações de textos autorais e inéditos de pesquisadores/as, artistas-pesquisadores/as, docentes-professores/as, mestres/as, doutores/as. No momento da submissão, submeter na seção "Dossiê Edição 10: Dança e Improvisação".

Para submissão de artigos de pessoas pesquisadoras mestras/mestrandas e doutorandas, é exigida coautoria de pessoa doutora (com ou sem vínculo de orientação), a serem avaliados às cegas. Enfatizamos que, para resenhas críticas (livros e eventos) e traduções, tal exigência de coautoria não se aplica para pessoas pesquisadoras mestras e doutoras. Prevemos, também, a publicação de textos de pessoas autoras convidadas. Mais informações na seção Submissões

Sugerimos que os textos submetidos relacionem-se com os temas abaixo (caráter não obrigatório) como estratégia sensível de potencialização para a criação textual, considerando-as como desdobramentos ou possíveis conexões com a temática desta chamada:

  1. A dança na cena improvisada e a cena dançada na improvisação

  2. Corpos, danças e escritas improvisacionais como ações artísticas coimplicadas

  3. A coreografia e o coreográfico no corpo improvisacional da dança contemporânea

  4. A improvisação compositiva em dança e as tecnologias da imagem

  5. Corpos afrodiaspóricos e/ou transculturais na dança com improvisação

  6. A improvisação em dança e as dramaturgias do corpo interseccional

  7. As docências e as discências para corpos e danças improvisacionais

  8. Gênero e sexualidades do/no dançar improvisacional

  9. Dança improvisada e ação cognitiva do corpo

  10. Corpos (cosmo)políticos na improvisação de dança 


A Revista Dança também recebe submissão de artigos e resenhas críticas em fluxo contínuo (com temática livre distinta da temática da chamada vigente).