Monitoramento: uma proposta integrada para avaliação do sucesso em projetos de restauração ecológica

Autores

  • Dary Moreira Gonçalves Rigueira UFBA
  • Eduardo Mariano-Neto UFBA

DOI:

https://doi.org/10.7724/caititu.v1i1.5124

Palavras-chave:

Biomonitoramento, Estrutura Vegetal, Parâmetros Funcionais, Processos Ecológicos, Recuperação, Reflorestamento

Resumo

Que problema ambiental é foco deste trabalho? O monitoramento dos resultados de projetos de restauração ecológica demandados pelos órgãos ambientais (e.g., medidas compensatórias; planos de recuperação de áreas degradadas) é central para a avaliação de seu sucesso. Contudo, ele raramente inclui medidas de sustentabilidade do ecossistema em restauração.
Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução? Através de consulta à literatura científica sobre o assunto, produzimos uma matriz de indicadores facilmente utilizável para avaliar a sustentabilidade das populações e dos processos responsáveis por sua manutenção em áreas sob restauração.
Qual é a principal conclusão do trabalho? Indicadores dedicados a avaliar parâmetros estruturais da vegetação (e.g., crescimento de árvores) não são capazes de inferir sobre a automanutenção do ecossistema. Desse modo, indicadores da funcionalidade do sistema (e.g., fluxos biológicos; recrutamento de plântulas), de certas mudanças na composição da comunidade (e.g., aparecimento das novas formas de vida e táxons) e de mudanças socioeconômicas.(e.g., aderência pelos proprietários; geração de renda) deveriam ser usados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dary Moreira Gonçalves Rigueira, UFBA

Dary Moreira Gonçalves Rigueira é biólogo e mestre em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia. Atuou como professor nessa Universidade e como pesquisador da ONG Fundação OndAzul. Atualmenteestá vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Conservação e Biodiversidade — NUPECBIO — da Universidade Federal da Bahia; além de desenvolver seu doutorado na área de ecologia florestal, ecologia da paisagem e conservação.

Eduardo Mariano-Neto, UFBA

Eduardo Mariano Neto é biólogo e doutor em Ecologia de Ecossistemas Aquáticos e Terrestres pela Universidade de São Paulo. Desde 2009 é professor da Universidade Federal da Bahia, onde coordena o Programa de Pós Graduação em Ecologia e Biomonitoramento. Suas atividades de pesquisa procuram acessar a resposta das comunidades bióticas à alteração de hábitat na paisagem e colaborar para o uso de informações científicas para embasar estratégias de conservação.

Downloads

Publicado

2013-10-04

Como Citar

Rigueira, D. M. G., & Mariano-Neto, E. (2013). Monitoramento: uma proposta integrada para avaliação do sucesso em projetos de restauração ecológica. Revista Caititu, 1(1), 73–88. https://doi.org/10.7724/caititu.v1i1.5124

Edição

Seção

Artigos