<B>Glitch: estética contemporânea visual e sonora do erro</B>

Autores

  • Cleber Gazana Universidade Sao Judas Tadeu
  • Virginia Pereira Cegato Bertomeu Faculdades Metropolitanas Unidas FMU
  • Joao Vicente Cegato Bertomeu UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i19.8244

Palavras-chave:

ruído, estética visual e sonora do erro, glitch art, arte e tecnologia

Resumo

Este artigo discute a Glitch art, seu surgimento e suas principais características e qualidades estéticas visuais e sonoras. Iniciamos com a apresentação e definição da Glitch art e suas duas classificações: Pure Glitch e Glitch-alike. Descrevemos suas características visuais e mostramos artistas glitch que possuem propostas atuais no campo da arte digital visual e que utilizam a estética do erro em suas obras. Seguimos nosso estudo para as artes sonoras até a Glitch music, além de apresentar os artistas com propostas de vanguarda e de destaque no campo da arte sonora. Acreditamos, assim, ter apresentado um panorama teórico sobre a estética contemporânea visual e sonora do erro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Gazana, Universidade Sao Judas Tadeu

é bacharel em Desenho industrial e pós-graduado em Criação visual e multimídia, ambos pela Universidade São Judas Tadeu, além de técnico em Design gráfico. É artista multimídia no segmento de arte e tecnologia com obras expostas no Brasil e no exterior. Tem experiência na área de comunicação, design e arte e tecnologia, com ênfase em Design gráfico e Design editorial, atuando principalmente nos seguintes temas: criação, direção de arte, comunicação visual, tipografia, layout, arte sonora e vídeo arte.

Virginia Pereira Cegato Bertomeu, Faculdades Metropolitanas Unidas FMU

é bacharel em Comunicação Social pela UNIP e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC SP e Coordenadora do curso de Design na FMU. Tem experiência na área de comunicação, design e arte e tecnologia.

Joao Vicente Cegato Bertomeu, UNIFESP

Universidade Aberta do Brasil Unifesp; é bacharel em Comunicação Social pela UMESP e mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC SP. Professor pesquisador no Depto de Informática na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, linha de pesquisa tecnologia de informação, comunicação e design na UNIFESP. Tem experiência na área de comunicação, processos de criação, design e arte e tecnologia.

Downloads

Publicado

2013-07-22

Como Citar

GAZANA, C.; BERTOMEU, V. P. C.; BERTOMEU, J. V. C. &lt;B&gt;Glitch: estética contemporânea visual e sonora do erro&lt;/B&gt;. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 19, p. 81–99, 2013. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i19.8244. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/8244. Acesso em: 24 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles