<B>A Reforma da École des Beaux-Arts de Paris e a Reforma da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro: algumas aproximações</B>

Autores

  • Camila Dazzi Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i19.8191

Palavras-chave:

École des Beaux-Arts, Escola Nacional de Belas Artes, Ensino artístico.

Resumo

O artigo tem como propósito estabelecer algumas aproximações entre a Reforma pela qual passou a École des Beaux-Arts, em 1863, e a Reforma a qual foi submetida a Academia de Belas Artes, em 1890, momento no qual a instituição passou a ser conhecida como Escola Nacional de Belas Artes. Para tanto, foram utilizados textos da segunda metade do século XIX, franceses e brasileiros, bem como uma significativa fortuna crítica recente sobre o tema. O trabalho evidencia, através da análise realizada, que a Reforma da Academia brasileira não foi uma mera “mudança de rótulo”, mas que ocorreram alterações significativas no sistema de ensino da instituição, alterações que encontram paralelo na sua congênere francesa, a École des Beaux-Arts de Paris.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Dazzi, Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro

Pós-doutoranda (CAPES) junto à Università degli Studi di Napoli Federico II, sob orientação da Profª.Mariantonietta Picone. Doutora em Teoria da Arte - História e Crítica pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da UFRJ (2011). Mestre em História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP (2006) e graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). É professora do Centro Federal de Educação Tecnológica (RJ), lecionando em Cursos de Pós-graduação stricto e lato sensu (Mestrado e Especialização) e Graduação, com orientação de bolsistas PIBIC. É editora responsável pela revista 19&20 (QUALIS B2-Artes) e organizadora dos livros: Oitocentos - Arte Brasileira do Império à República. Tomo I; Oitocentos. Tomo II e Oitocentos - Intercâmbios Culturais entre Brasil e Portugal. Tomo III (2013). É autora de artigos publicados em periódicos de conhecida importância no campo da Arte, além de ensaios e estudos em obras coletivas. Temas de Pesquisa principais: Arte Brasileira do século XIX e Início do XX, Ensino Artístico Oitocentista, Crítica e Teoria da Arte do século XIX, Relações entre Brasil e Itália na Arte Oitocentista.

Downloads

Publicado

2013-07-22

Como Citar

DAZZI, C. &lt;B&gt;A Reforma da École des Beaux-Arts de Paris e a Reforma da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro: algumas aproximações&lt;/B&gt;. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 19, p. 67–80, 2013. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i19.8191. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/8191. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles