<B>Alois Riegl e a visibilidade pura: revisitando a obra de um historiador da arte de fins do Século XIX</B>
DOI:
https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i18.6178Palavras-chave:
Riegl, Artes Visuais, Visibilidade PuraResumo
Este artigo busca analisar a obra e abordagem de um dos mais importantes historiadores da Arte de fins do século XIX e princípios do início do século XX: Alois Riegl (1858-1905). O autor é examinado, a princípio, no âmbito e contexto da corrente historiográfica de análise da arte a que pertencia: a escola de Viena de Historiografia da Arte. Esta corrente, cujas bases teóricas ficaram conhecidas como “Teoria da Visibilidade Pura”, será o ponto de partida da análise, antes de adentrarmos a especificidade da obra de Alois RieglDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-10
Como Citar
BARROS, J. D. <B>Alois Riegl e a visibilidade pura: revisitando a obra de um historiador da arte de fins do Século XIX</B>. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 61–72, 2012. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i18.6178. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/6178. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Selecionados / Selected Articles