<B>A integração das artes na arquitetura moderna em Salvador e a construção de um discurso</B>

Autores

  • Neila Dourado Gonçalves Maciel UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i18.6077

Palavras-chave:

Arte Brasileira, Bahia

Resumo

O presente artigo vem contribuir na reflexão sobre as representações possíveis da cidade, no caso Salvador, através da integração das artes durante a implantação da arquitetura moderna na capital baiana, entre as décadas de 1950 a 1970 e as relações que permearam a sua produção e apreensão, pensando aqui na análise do discurso visual elaborado por esta prática, considerando o contexto histórico-social e as relações de poder e de força que regiram a concretização de um modelo artístico supostamente moderno, que por sua vez, buscou uma formatação e consolidação de uma identidade nacional/regional/baiana para se auto-afirmar. Tomaremos como exemplo, a parceria estabelecida entre os arquitetos modernos e o artista plástico Carybé, artista com maior número de obras integradas às construções desse período,ao mesmo tempo em que artistas tão importantes como Rubem Valentim foram completamente negligenciados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neila Dourado Gonçalves Maciel, UFBA

Neila Dourado Gonçalves Maciel é Mestre em Artes Visuais (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, PPGAV – UFBA e Doutoranda em Conservação, Restauração e Gestão dos Bens Patrimoniais pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, PPGAU – UFBA (Bolsista CNPQ). Tem experiência na área de Arte, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte moderna; arte contemporânea; arte brasileira; memória; poéticas visuais; arte mural, entre outros. Lecionou a disciplina de História da Arte Brasileira na Escola de Belas Artes – UFBA, no período de 2008 a 2009 e lecionou também as disciplinas História da Arte e História da Moda na UNIFACS, no primeiro semestre de 2010 e, atualmente é professora substituta da UFRB, onde leciona as disciplinas Medotologia da Pesquisa em Arte e História da Arte Moderna e Contemporânea. neilamaciel@gmail.com

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

MACIEL, N. D. G. &lt;B&gt;A integração das artes na arquitetura moderna em Salvador e a construção de um discurso&lt;/B&gt;. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 73–84, 2012. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i18.6077. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/6077. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles