<B>A integração das artes na arquitetura moderna em Salvador e a construção de um discurso</B>
DOI:
https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i18.6077Palavras-chave:
Arte Brasileira, BahiaResumo
O presente artigo vem contribuir na reflexão sobre as representações possíveis da cidade, no caso Salvador, através da integração das artes durante a implantação da arquitetura moderna na capital baiana, entre as décadas de 1950 a 1970 e as relações que permearam a sua produção e apreensão, pensando aqui na análise do discurso visual elaborado por esta prática, considerando o contexto histórico-social e as relações de poder e de força que regiram a concretização de um modelo artístico supostamente moderno, que por sua vez, buscou uma formatação e consolidação de uma identidade nacional/regional/baiana para se auto-afirmar. Tomaremos como exemplo, a parceria estabelecida entre os arquitetos modernos e o artista plástico Carybé, artista com maior número de obras integradas às construções desse período,ao mesmo tempo em que artistas tão importantes como Rubem Valentim foram completamente negligenciados.Downloads
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Publicado
2012-12-10
Como Citar
MACIEL, N. D. G. <B>A integração das artes na arquitetura moderna em Salvador e a construção de um discurso</B>. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 73–84, 2012. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i18.6077. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/6077. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Selecionados / Selected Articles