<B>A integração das artes na arquitetura moderna em Salvador e a construção de um discurso</B>
DOI:
https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i18.6077Palavras-chave:
Arte Brasileira, BahiaResumo
O presente artigo vem contribuir na reflexão sobre as representações possíveis da cidade, no caso Salvador, através da integração das artes durante a implantação da arquitetura moderna na capital baiana, entre as décadas de 1950 a 1970 e as relações que permearam a sua produção e apreensão, pensando aqui na análise do discurso visual elaborado por esta prática, considerando o contexto histórico-social e as relações de poder e de força que regiram a concretização de um modelo artístico supostamente moderno, que por sua vez, buscou uma formatação e consolidação de uma identidade nacional/regional/baiana para se auto-afirmar. Tomaremos como exemplo, a parceria estabelecida entre os arquitetos modernos e o artista plástico Carybé, artista com maior número de obras integradas às construções desse período,ao mesmo tempo em que artistas tão importantes como Rubem Valentim foram completamente negligenciados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-10
Como Citar
MACIEL, N. D. G. <B>A integração das artes na arquitetura moderna em Salvador e a construção de um discurso</B>. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 73–84, 2012. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i18.6077. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/6077. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Selecionados / Selected Articles