<B>O barroco na ornamentação dos compromissos de irmandade no Brasil do Século XVIII</B>

Autores

  • Antônio Wilson Silva de Souza Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i17.5767

Palavras-chave:

Desenho, Barroco, Irmandade.

Resumo

O estilo Barroco se manifestou em variadas expressões da arte brasileira durante o século XVIII e princípios do XIX, exibindo aspectos estéticos hoje melhor compreendidos como variantes regionais que muito contribuiram para o entendimento, tanto das particularidades do estilo, quanto do eixo fundante que o estabeleceu como expressão artística peculiar no Brasil setecentista. Todavia, pesquisas recentes têm favorecido a compreensão da extensão dos domínios do Barroco, pondo o Desenho no seu raio de abrangência. A ornamentação dos documentos do Brasil do século XVIII apresenta características de projeto gráfico centrado numa concepção estética preponderantemente barroca, sustentada, ademais, por um requintado traço que, na maioria dos casos, não fica a dever a nenhum dos mais habilidosos desenhistas reconhecidos pela História Geral da Arte. Destacando de modo especial o elevado nível de elaboração conceptiva e técnica dos ornatos dos Compromissos, sob uma ótica descritiva e analítica, no presente texto, põem-se em relevo as características do Desenho ornamentativo setecentista, bem como seu entendimento enquanto tradutor da estética e da mentalidade barroca luso-brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Wilson Silva de Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Licenciado em Educação Artísticas com Habilitação em Artes Plásticas. 1987. Mestre em Artes Visuais (EBA-UFBA) 2002 Doutor em História da Arte (Universidade do Porto) 2008

Downloads

Publicado

2012-03-13

Como Citar

DE SOUZA, A. W. S. &lt;B&gt;O barroco na ornamentação dos compromissos de irmandade no Brasil do Século XVIII&lt;/B&gt;. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 17, p. 11–21, 2012. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i17.5767. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/5767. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles