<B>Processos criativos na produção de autorretratos no Flickr</B>

Autores

  • Camila Leite Araujo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i17.5760

Palavras-chave:

Autorretrato, Comunidades Virtuais, Fotografia Digital.

Resumo

Objetivamos a reflexão sobre alguns conceitos que norteiam a criação do autorretrato digital nas comunidades virtuais do Flickr. Espaços em que os álbuns digitais se apresentam como uma forma de compartilhamento de afetos e reflexões cotidianas desses sujeitos. Uma construção que não tem sua conclusão no ato fotográfico, mas continua nas relações interpessoais da comunidade. Partimos de autores como Bauman, Lister, Murray e Manovich para, então, fazermos uma análise da interação dos usuários e os processos estéticos dessas imagens que se encontram em um espaço limite entre o amador e profissional, o privado e o partilhado. A escolha das fotografias analisadas se deu de forma aleatória, porém levando em conta o número de comentários e marcações que as imagens provocaram. Escolhemos quadro grupos de discussão, pools, que abordam a prática de criação do autorretrato: “Self- Portrait Clone”, “Emotional Self- been”, “Self Portrait Challenge Game”, e “Self Exploration Through Portraits”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Leite Araujo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bolsista da Capes, sob orientação da Profa. Dra. Nina Velasco e Cruz. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Teoria da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2012-05-09

Como Citar

ARAUJO, C. L. &lt;B&gt;Processos criativos na produção de autorretratos no Flickr&lt;/B&gt;. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 17, p. 51–62, 2012. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i17.5760. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/5760. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles