<B>Imagem, nação e consciência nacional: os rituais da pintura histórica no século XIX</B>
DOI:
https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i17.5718Palavras-chave:
Arte / Pintura Histórica / ExposiçõesResumo
A pintura histórica atraiu um vasto público aos salões em todo o mundo, sobretudo no século XIX. A partir de um ritual que tinha seus alicerces na Europa, em especial a França, procuramos realizar um encontro entre autores que percebem a produção e a recepção às imagens como um circuito social em que se impõem práticas que procuram estabelecer um código múltiplo em que o público perceba-se integrante da história, no contato com grandes telas, portadoras do sentido de uma comunidade nacional imaginada. No Brasil, essas imagens, encomendas oficiais que se reportavam a “história pátria”, em especial depois da Guerra do Paraguai, tornavam-se parte desse ritual da história que consagrava a arte como culto cívico à nação.Downloads
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Publicado
2012-06-13
Como Citar
PEREIRA, W. L. C. de M. <B>Imagem, nação e consciência nacional: os rituais da pintura histórica no século XIX</B>. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 17, p. 93–105, 2012. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i17.5718. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/5718. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Selecionados / Selected Articles