<B>Recontando uma historia sacra: reavaliação da identidade da madeira da escultura do Senhor do Bonfim da cidade do Salvador, Bahia, Brasil</B>

Autores

  • Túlio Vasconcelos Almeida Universidade Federal da Bahia/EBA
  • Lázaro Benedito da Silva Instituto de Biologia-UFBA
  • Kelly Regina Batista Leite Instituto de Biologia - UFBA.

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i16.5381

Palavras-chave:

Escultura, Identificação anatômica de madeira, Senhor do Bonfim.

Resumo

O culto ao Senhor Bom Jesus do Bonfim é uma devoção originada em Setúbal, Portugal, e a imagem trazida deste país para a Bahia, em 1745, era supostamente esculpida em cedro (Cedrela odorata L.). Durante sua última restauração em 2009, foram coletados pequenos fragmentos da madeira a fim de descrever estrutura anatômica e reavaliar sua identificação. Foram feitas radiografias e tomografias para diagnóstico geral da madeira e estudo dendrocronológico dos anéis de crescimento, e para identificação anatômica, as amostras foram tratadas segundo metodologia usual para trabalhos com madeira, sendo realizadas seções manuais clarificadas com hipoclorito de sódio e coradas com safranina. Cabeça, tronco e membros inferiores da escultura são formados por um único bloco de madeira, com exceção da região das nádegas; e fissuras observadas nos membros superiores caracterizam encaixes nos dois braços. Assim, os mesmos são blocos construídos separadamente e encaixados por tarugos. A contagem de 47 anéis de crescimento em um raio de 152,28 mm indica que a madeira utilizada para confecção da escultura tinha cerca de 50 anos e a presença de canais secretores na madeira indica que a mesma não corresponde a uma Angiosperma (cedro), e sim a uma Gimnosperma (pinho), provavelmente pinho-de-riga (Pinus sp.).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Túlio Vasconcelos Almeida, Universidade Federal da Bahia/EBA

Professor de Restauração de Pintura e Escultura Sacra da Escola de Belas Artes da UFBA, Mestre em Conservação e Restauração pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA.

Downloads

Publicado

2012-02-01

Como Citar

ALMEIDA, T. V.; DA SILVA, L. B.; LEITE, K. R. B. &lt;B&gt;Recontando uma historia sacra: reavaliação da identidade da madeira da escultura do Senhor do Bonfim da cidade do Salvador, Bahia, Brasil&lt;/B&gt;. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 59–70, 2012. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i16.5381. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/5381. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles