<B>Arte e catequese: a escultura devocional de Aleijadinho</B>
DOI:
https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i16.5376Palavras-chave:
Aleijadinho, imagem de devoção, prescrições artísticas tridentinasResumo
O artigo analisa duas esculturas de Aleijadinho, São Simão Stock e São João da Cruz, ambas situadas na igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo em Sabará (MG), a partir do conceito de “imagem de devoção” de Giulio Carlo Argan. Estudando o sistema representação da arte barroca, Argan identifica a imagem de devoção como um gênero de figuração religiosa estritamente derivada das prescrições tridentinas sobre o legítimo uso das imagens. Caracteriza tal imagem a simplicidade formal, o que a distancia muito das demais figurações barrocas. Busca-se, assim, investigar na escultura de Aleijadinho sua filiação àquele principio formal e avaliar sua inserção num projeto maior de colonização no qual a divulgação da doutrina católica é parte fundamental.Downloads
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Publicado
2012-02-01
Como Citar
PIFANO, R. Q. <B>Arte e catequese: a escultura devocional de Aleijadinho</B>. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 11–23, 2012. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i16.5376. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/5376. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Selecionados / Selected Articles