<B>Design na formação de uma cultura visual crítica</B>

Autores

  • Cristina Portugal Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i16.5339

Palavras-chave:

Design, Cultura Visual, Educação, Tecnologia

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre cultura visual considerando que a experiência humana a cada dia está mais exposta aos recursos visuais e entendê-los, nos tornará pessoas mais informadas e criteriosas nos processos de tomada de decisão. O Design, em função de sua natureza projetual pode influenciar a formação de uma cultura visual crítica. Discute-se também. a responsabilidade do ensino de Design frente a esta nova demanda e as possibilidades de atuação desses profissionais em outros campos de saber, como por exemplo, a Educação, objeto de estudo aqui contemplado. As discussões realizadas neste trabalho visa gerar reflexões de forma a melhorar a prática projetual, fazendo com que o design esteja mais consciente para oferecer soluções efetivas no que se refere a ambientes educacionais;

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Portugal, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio), Doutorado com Estágio no Exterior – PDEE na Universidade de Sevilha, como bolsista da CAPES, Mestre em Design e Bacharel em Comunicação Visual pela PUCRio. É pesquisadora com vínculo de Bolsa CNPq de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Design do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio pesquisa no âmbito do CNPq, intitulado “Pedagogia do Design”, certificado pela PUC-Rio, desenvolvida no Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação.

Downloads

Publicado

2012-02-23

Como Citar

PORTUGAL, C. &lt;B&gt;Design na formação de uma cultura visual crítica&lt;/B&gt;. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 71–84, 2012. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i16.5339. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/5339. Acesso em: 21 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles