<B>A espetacularização da festa do boi-bumbá de Parintins: novos modos de produção artística</B>

Autores

  • Marivaldo Bentes da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i14.5121

Palavras-chave:

Boi-bumbá de Parintins, Produção Artística, Espetacularização, Artes Visuais.

Resumo

Este artigo expõe uma parcela pequena, porém, expressiva, dos resultados da pesquisa de Mestrado sobre a festa do boi-bumbá de Parintins , realizada junto ao PPGAV-EBA-UFBA , no período de 2007 a 2009. São resultados que dão atenção a um campo que reclamava por reflexões teóricas mais aprofundadas: os modos de produção artística e seus desenvolvimentos. Nesse sentido, foram valorizadas as variações processadas nos bastidores do evento, as quais originaram formas cada vez mais avançadas de preparação das apresentações dos bumbás. Tal escolha não significou desapreço pelo instante do espetáculo e sim uma tentativa de transpor o nível epidérmico em que se encontravam os exames sobre o tema da produção artística, contribuindo para uma compreensão global da festa de Parintins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marivaldo Bentes da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem se dedicado ao ensino e à pesquisa na área de História da Arte Brasileira, com ênfase em Arte Indígena e Arte Popular.

Downloads

Como Citar

SILVA, M. B. da. &lt;B&gt;A espetacularização da festa do boi-bumbá de Parintins: novos modos de produção artística&lt;/B&gt;. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 14, p. 23–32, 2011. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i14.5121. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/5121. Acesso em: 21 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles