<B>Escultura e cidade: uma relação ampliada no âmbito da contemporaneidade</B>

Autores

  • Nanci Santos Novais Unversidade Federal da Bahia (Escola de Belas Artes)

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i14.5094

Palavras-chave:

escultura, monumento, cidade, contemporaneidade, arte pública.

Resumo

O presente artigo se refere a relação escultura/cidade a partir dos anos sessenta, período em que tanto a cidade como a arte passa por grandes transformações, pois, ao mesmo tempo que a cidade vive um período de conflito com sua conformação paisagística, os artistas atraídos por esta situação, põem em prática muitas de suas preocupações estéticas experimentando reformulações de grande tendência sobre o feito artístico e o contexto urbano. Assim, desde os anos sessenta, com a ampliação dos conceitos da linguagem escultórica, a relação da escultura com o espaço urbano vem evoluindo tanto nas práticas artísticas como nos discursos dos artistas visuais, que, avançando para formulações mais ricas nos anos 70, 80 e 90, chega à atualidade com um maior compromisso em torno do equilíbrio da relação homem/arte/cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nanci Santos Novais, Unversidade Federal da Bahia (Escola de Belas Artes)

Nanci Novais (Currículo Lattes) tem graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1986) e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado pela Universidade Politécnica de Valencia (UPV- Espanha). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia, lotada na Escola de Belas Artes. Tem trabalhos realizados na área de Artes, com ênfase em Escultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Escultura, cidade e memória, arte no espaço público.

Downloads

Como Citar

NOVAIS, N. S. &lt;B&gt;Escultura e cidade: uma relação ampliada no âmbito da contemporaneidade&lt;/B&gt;. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 14, p. 41–52, 2011. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i14.5094. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/5094. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles