<B>O artista gráfico Alceu Penna na Revista O Cruzeiro: apropriações e ressignificações da moda europeia e a representação da mulher (1940-1950)</B>

Autores

  • Claudia Schemes
  • Denise Castilhos de Araujo

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i15.5004

Resumo

Este artigo procura realizar algumas reflexões acerca do trabalho do artista gráfico Alceu Penna e sua colaboração na revista O Cruzeiro, nas sessões Garotas do Alceu e Moda, nos anos 1940 e 1950. Buscou-se observar de que forma o artista ressignificou a moda produzida na Europa, através de seus desenhos, bem como verificar como a mulher brasileira foi representada no período pelas produções de Penna. Podem-se tomar as produções do artista como objetos de análise, pois são representativas dos períodos históricos nos quais foram elaborados, uma vez que se tornam formas simbólicas, considerando-se como referencial teórico-metodológico a Hermenêutica da Profundidade, de J.B. Thompson.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Schemes

Claudia Schemes, mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP/SP) e doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).Atua nos cursos de História e Design de Moda e Tecnologia e no grupo de pesquisa Cultura e Memória da Comunidade do Centro Universitário Feevale, em Novo Hamburgo.

Denise Castilhos de Araujo

Denise Araujo possui Licenciatura Plena em Letras/Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), mestrado em Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica (2003). Atualmente é professora titular do Centro Universitário Feevale, no Mestrado em Processos e Manifestações Culturais e nos cursos de Comunicação Social e Design. É membro da Comissão do Mestrado em Processos Culturais, representando o Linha Memória e Identidade. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em imagem, narrativas quadrinizadas, cultura e gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, gênero feminino, mídia, corpo e imagem.

Downloads

Publicado

2011-06-03

Como Citar

SCHEMES, C.; ARAUJO, D. C. de. &lt;B&gt;O artista gráfico Alceu Penna na Revista O Cruzeiro: apropriações e ressignificações da moda europeia e a representação da mulher (1940-1950)&lt;/B&gt;. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 57–69, 2011. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i15.5004. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/5004. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles