<B>Corpo em deslocamento: sobre a poética de Carlos Vergara</B>

Autores

  • Renata Favarin Santini Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i14.4534

Palavras-chave:

Arte Brasileira

Resumo

O presente artigo consiste na análise da produção artística de Carlos Vergara durante a década de 1960, a qual constitui parte das reflexões apresentadas em minha dissertação de mestrado. Considero a obra do artista como corpo que se desloca no tempo e no espaço, em constante transformação e re-significação. O objetivo consiste em assinalar sucintamente uma produção diversificada e relevante no contexto das artes visuais do Brasil, na qual se destacam algumas obras através dos traços particulares que as concebem. As obras selecionadas representam, em minha percepção, momentos singulares da produção do artista, e que, sobre os quais, suas falas ajudam a caracterizá-las.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Favarin Santini, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais (PPGART) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), na linha de pesquisa Arte e Visualidade. Especialista em Educação Ambiental, Bacharel e Licenciada em Desenho e Plástica pela mesma instituição. Foi tutora na disciplina Tópicos de Educação Socioambiental no Curso de Especialização em Educação Ambiental do Programa de Educação à Distância da Universidade Federal de Santa Maria (EaD), e monitora do Pólo Têxtil – Ateliê de Serigrafia/Estamparia no curso de Desenho e Plástica – Bacharelado. Sua produção está fundamentada nas questões referentes à História, Teoria e Crítica de Arte e no Ensino das Artes Visuais. Ministrou oficinas de Educação Ambiental em cursos de extensão pela UFSM: Projeto Rondon/2006 e Projeto pequeno Cidadão/2007.

Downloads

Publicado

2011-05-30

Como Citar

SANTINI, R. F. &lt;B&gt;Corpo em deslocamento: sobre a poética de Carlos Vergara&lt;/B&gt;. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 14, p. 11–22, 2011. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i14.4534. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/4534. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles