<B>Diálogos e interlocuções - o desmonte da cicatriz urbana do Elevado Costa e Silva, encontros entre Eunice Abascal e Anne Marie Sumner</B>

Autores

  • Eunice Helena Sguizzardi Abascal Mackenzie
  • Anne Marie Sumner FAU USP

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v0i13.4035

Resumo

Este trabalho é uma reflexão resultante de um franco e livre diálogo, um processo que é fruto do encontro entre Arquiteto e Crítica. Quando Anne Marie Sumner convidou-me na qualidade de interlocutora para que este relato, quase uma carta de intenções revelada, fosse realizado, procurei colocar-me não apenas como ouvinte passiva, mas intérprete. Desta forma, a crítica nasce como dinâmica construtivista, que enquanto explica, necessariamente compreende, em ação hermenêutica transformadora e criadora de sentidos. Encontramo-nos algumas vezes, Arquiteta e eu, para que as razões de suas decisões projetivas me fossem apresentadas. O texto resultante se fundamenta em uma pesquisa caracterizada pela entrevista, que procurou mais ouvir do que interrogar. Algumas vezes, durante a fala entusiasta e coerente de Anne Marie, interpus um ou outro rumo à conversa, procurando explorar melhor alguns pontos de sua visão complexa e refinada da Arquitetura e Urbanismo. As intervenções se ativeram a alguns pontos levantados, a fim de que uma torrente de idéias pudesse fluir, sem prejuízo de nitidez e clareza. E assim foi possível ouvir e regozijar-se com seu compromisso com a cidade de São Paulo, fundamentalmente cívico, que escancara firme prática de cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eunice Helena Sguizzardi Abascal, Mackenzie

Arquiteta e urbanista, graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Mackenzie. Mestre em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Mestre em Comunicação e Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP e professora da FAU Mackenzie da área de História e Teoria da Arquitetura, instituição da qual é coordenadora de extensão.

Anne Marie Sumner, FAU USP

Arquiteta pela FAU-USP, professora de projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade presbiteriana Mackenzie, coordenadora do Escritório Experimental de Projetos FAU-MAC e titular do escritório Anne Marie Sumner Arquitetura LTDA. Possui mestrado pela Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Letras da USP e doutorado pela FAU-USP.

Downloads

Publicado

2010-05-04

Como Citar

SGUIZZARDI ABASCAL, E. H.; SUMNER, A. M. &lt;B&gt;Diálogos e interlocuções - o desmonte da cicatriz urbana do Elevado Costa e Silva, encontros entre Eunice Abascal e Anne Marie Sumner&lt;/B&gt;. Cultura Visual, [S. l.], n. 13, p. 153–163, 2010. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v0i13.4035. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/4035. Acesso em: 22 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Convidados / Invited Articles