<B>Imaginário e Construção da Realidade: Um Olhar sobre as Visualidades do Vale do Amanhecer</B>

Autores

  • Amurabi Pereira Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v0i13.3802

Palavras-chave:

Vale do Amanhecer, Simbolismo, Imaginário

Resumo

Este trabalho tem por objeto o Vale do Amanhecer – que vem a ser um movimento místico-esotérico fundado em Brasília no final dos anos 60, por “Tia Neiva”, marcado por um intenso sincretismo entre catolicismo, espiritismo, religiões afro-brasileiras e elementos da nova era principalmente – buscando analisar as construções simbólicas, presentes nas imagens e nas narrativas míticas do movimento, à luz da teoria do imaginário de Durand, nos utilizando também de outros autores que buscam compreender o simbolismo como Eliade. Almejamos traçar um percurso sobre tais construções simbólicas, destacando como as mesmas se organizam e se articulam em seus regimes de imagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amurabi Pereira Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Possui Licenciatura Plena (2007) e Mestrado (2008) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é professor de Sociologia do quadro permanente do Instituto Federal de Pernambuco e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco, onde desenvolve pesquisa na linha de Cultura Política, Identidades Coletivas e Representações Sociais sob a orientação do Prof. Roberto Motta e, desenvolve ainda junto a esta Universidade atividades ligadas ao Núcleo de Pesquisa e Ensino de Sociologia, também ocupa junto ao Ministério da Educação a função de membro da Comissão de Avaliação Pedagógica e Orçamentária dos Cursos de Especializaçaõ em Educação Profissional integrada à Educação Básica na modalidade EJA da rede federal de educação profissional e tecnológica, ligada a SETEC foi professor substituto da Universidade Estadual da Paraíba e professor efetivo do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Possui experiência na área de sociologia e de educação, com ênfase, em nível de prática e de pesquisa, no ensino de sociologia no ensino médio e na área de antropologia e sociologia da religião, além de ter prestado consultoria envolvendo populações tradicionais à CHESF. Atua principalmente nos seguintes temas: Religiosidades, Nova Era, Novos Movimentos Religiosos, Vale do Amanhecer, Educação, Sociologia da Educação, Dádiva.

Downloads

Publicado

2010-05-06

Como Citar

OLIVEIRA, A. P. &lt;B&gt;Imaginário e Construção da Realidade: Um Olhar sobre as Visualidades do Vale do Amanhecer&lt;/B&gt;. Cultura Visual, [S. l.], n. 13, p. 71–83, 2010. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v0i13.3802. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/3802. Acesso em: 22 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles