<B>Trajetórias da desrazão: vidas silenciosas e marginais</B>
DOI:
https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v0i13.3781Resumo
Esta pesquisa discute as obras de artistas oriundos de um campo conhecido como Arte e Loucura, com a proposta de realizar uma crítica de abordagens múltiplas, relacionando-as a um contexto cultural e artístico atual. Iniciaremos pela trajetória desse tema no Brasil, com as atividades de Osório César no Hospital do Juqueri, em São Paulo, em 1929, e, no Rio de Janeiro, com os ateliês de Nise da Silveira no Centro Psiquiátrico Nacional desde 1946. Para tanto nos valemos também do conceito desenvolvido por Mário Pedrosa sobre a Arte Virgem, valorizando o artista esquizofrênico, e do conceito de diferença e repetição de Gilles Deleuze, que reforça as idéias sobre a desrazão trazidas por Michel Foucault e Peter Pal Pélbart. Em nossa sociedade, onde fronteiras e territórios oscilam em formato e conteúdo, no campo da arte e cultura a trajetória artística de Arthur Bispo do Rosário é referência e exemplo deste movimento. Exemplo de uma obra que migrou do ambiente manicomial para o mundo da Arte. E Manoel Luiz Rosa, portador de deficiência mental, frequentador do Centro de Desenvolvimento da Expressão, em Porto Alegre, há 47 anos, também dialogará com a trajetória de Luiz Guides. Morador do Hospital Psiquiátrico São Pedro, há 50 anos em Porto Alegre, frequenta a Oficina de Criatividade há 19 anos nessa instituição. A obra de Luiz Guides, devido ao fato de ser pouco divulgada pela crítica, será estudada com mais ênfase, revelando-se com qualidades artísticas. Palavras-chave: Arte, loucura, desrazão, estudo de caso.Downloads
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Publicado
2010-05-06
Como Citar
WEINREB, M. E. <B>Trajetórias da desrazão: vidas silenciosas e marginais</B>. Cultura Visual, [S. l.], n. 13, p. 101–117, 2010. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v0i13.3781. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/3781. Acesso em: 4 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos Selecionados / Selected Articles