A imagem da cidade: representação e desvelamento - Bahia, a Roma negra

Autores

  • Alberto Freire de Carvalho Olivieri Universidade Federal da Bahia (Escola de Belas Artes)

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v0i11.3670

Palavras-chave:

Cidade, imagem, etnologia

Resumo

A imagem da cidade tem sido tratada de forma descritiva, onde cada método pressupõe uma forma de leitura do espaço. Esta imagem não se encontra somente na forma, não no espaço, mas, sobretudo, nas ações e fluxos criados pelos cidadãos que lhe conferem uma identidade. A cidade é, portanto, um objeto de expressão e de linguagem, estando sua imagem constituída de elementos simbólicos. Nosso estudo busca identificar os fundamentos etnohistóricos que levaram a cidade do Salvador da Bahia a adquirir a imagem mundial de Cidade Negra. A relação entre etnologia e imagem nos obriga a identificar os elementos fundamentais que construíram a cidade do Salvador através de seus povos, como corpos políticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Freire de Carvalho Olivieri, Universidade Federal da Bahia (Escola de Belas Artes)

Alberto Olivieri (Currículo Lattes) possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1974) , graduação em Licenciatura E Urbanismo pela Universite de Paris VIII (1977) , mestrado em DEA - Urbanismo E Planejamento pela UNIVERSITÉ DE TOULOUSE LE MIRAIL (1976) , doutorado em Urbanismo E Planejamento pela UNIVERSITÉ DE TOULOUSE LE MIRAIL (1979) , pós-doutorado pela Universite de Paris VIII (2003) e aperfeicoamento em Estágio Em Urbanismo (MINISTÉRIO EQUIPAMENTO ALBI) pela UNIVERSITÉ DE TOULOUSE LE MIRAIL (1976) . Atualmente é da Universidade Federal da Bahia, Professor Associado FAUFBA da Universidade Federal da Bahia, Professor convidado da Universidade de Paris VIII, Professor Titular do Mestrado em Artes Visuais- EBA- UFBA e Membro do Colegiado do PPG-AV-EBA-UFBA do Mestrado em Artes Visuais- EBA- UFBA. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo , com ênfase em Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: IMAGEM, DESENHO, DESENVOLVIMENTO URBANO, AÇÃO SOCIAL.

Downloads

Como Citar

OLIVIERI, A. F. de C. A imagem da cidade: representação e desvelamento - Bahia, a Roma negra. Cultura Visual, [S. l.], n. 11, p. 99–112, 2009. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v0i11.3670. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/3670. Acesso em: 21 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles