As poéticas contemporâneas, seus dispositivos e a instalação do conceito de memória

Autores

  • Daniel Jorge Sánchez

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v0i10.3668

Palavras-chave:

Arte, performance, memória, direitos humanos e sociais

Resumo

O presente trabalho aborda o estudo das poéticas contemporâneas das artes visuais na Argentina vinculadas à ação política e social, a partir do desenvolvimento histórico do dispositivo performático, desde a sua instalação na República Argentina como parte do processo estético modernizador, promovido pela política exterior dos Estados Unidos, até a sua transformação em ferramenta do protesto e reivindicação dos direitos humanos e sociais e o particular conceito de memória coletiva, construído no mesmo país, a partir das crises geradas pela violação dos direitos humanos durante a última ditadura militar e a crise social instalada pelas políticas neoliberais dos anos 90.

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Biografia do Autor

Daniel Jorge Sánchez

L

Como Citar

SÁNCHEZ, D. J. As poéticas contemporâneas, seus dispositivos e a instalação do conceito de memória. Cultura Visual, [S. l.], n. 10, p. 99–109, 2009. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v0i10.3668. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/3668. Acesso em: 22 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles