Colorindo cinzas: a participação baiana na I Bienal Latino-americana de São Paulo - Mitos e Magia

Autores

  • Yumara Souza Pessôa Escola de Belas Artes

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v0i10.3667

Palavras-chave:

Memória, Arte, Identidade, Década de 70 - Século XX, Salvador –Bahia

Resumo

O texto trata da participação de artistas baianos na I Bienal Latino-americana, realizada em São Paulo no final de 1978. As informações obtidas em livros e periódicos subsidiam o desenvolvimento do trabalho que aborda questões relativas às artes visuais contemporâneas e mais especificamente aquelas relacionadas à identidade local e nacional na sua relação com o mercado de arte internacional. A partir da descrição dos trabalhos das artistas Sonia Rangel e Lia Robatto e do grupo ETSEDRON, o artigo objetiva contribuir para o resgate de importante momento da nossa história recente.

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Biografia do Autor

Yumara Souza Pessôa, Escola de Belas Artes

ssui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (1986) , especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjunto pela Universidade Federal da Bahia (1988) e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (2007) . Atualmente é Professor Assistente III da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo , com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Decoração, História da Decoração, Década de 70, Salvador/Bahia, Memória.

Como Citar

SOUZA PESSÔA, Y. Colorindo cinzas: a participação baiana na I Bienal Latino-americana de São Paulo - Mitos e Magia. Cultura Visual, [S. l.], n. 10, p. 85–97, 2009. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v0i10.3667. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/3667. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles