<B>A vestimenta masculina, cores e apropriações</B>

Autores

  • Claudia Schemes
  • Denise Castilhos Araujo Centro Universitário Feevale
  • Daiana Flores Andrade Centro Universitário Feevale

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i12.3378

Palavras-chave:

História da Moda Masculina

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre a percepção masculina da cor nas vestimentas sociais (terno). Realizou-se uma retrospectiva histórica no que diz respeito às formas e cores utilizadas nesses trajes, que passa pelo século XV até a atualidade. Com o intuito de verificar a reação masculina em relação às cores de seus trajes, foi utilizada a pesquisa exploratória, com entrevistados usuários do traje formal, o qual inclui calça, paletó, camisa e gravata. O objetivo final foi revelar como esses homens percebem os significados do traje social e das cores discutindo a sua relação com as suas vestes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Schemes

Claudia Schemes, mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP/SP) e doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).Atua nos cursos de História e Design de Moda e Tecnologia e no grupo de pesquisa Cultura e Memória da Comunidade do Centro Universitário Feevale, em Novo Hamburgo.

Denise Castilhos Araujo, Centro Universitário Feevale

Mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), doutora em Comunicação Social pela PUCRS.Atua nos cursos de Comunicação Social e Design de Moda e Tecnologia e no grupo de pesquisa Cultura e Memória da Comunidade, do Centro Universitário Feevale, em Novo Hamburgo.

Daiana Flores Andrade, Centro Universitário Feevale

Bacharel em Design de Moda e tecnologia pelo Centro Universitário Feevale (Novo Hamburgo/RS), atua na área de consultoria de moda e no grupo de pesquisa Cultura e memóeria da Comunidade do Centro Universitário Feevale.

Downloads

Publicado

2009-11-05

Como Citar

SCHEMES, C.; ARAUJO, D. C.; ANDRADE, D. F. &lt;B&gt;A vestimenta masculina, cores e apropriações&lt;/B&gt;. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 11–26, 2009. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i12.3378. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/3378. Acesso em: 21 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles