Imagens: Paisagens Signicas

Autores

  • Maria Celeste Wanner Universidade Federal da Bahia (Escola de Belas Artes)

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v0i11.3374

Resumo

Esse ensaio é um resumo da pesquisa realizada em 2007 no seio do Pós-Doutorado efetuado na Universidade Católica de São Paulo a partir dos princípios filosóficos de Charles S. Peirce (semiótica) e em Artes Visuais Contemporâneas Híbridas, sob a direção da professora Lúcia Santaella,. A escolha do tema se justifica pela oportunidade de apresentar algumas das principais características da arte-contemporânea através do eco-projeto/terra arte “campo de trigo – uma confrontação” da artista americana Agnes Denes. Projeto financiado com bolsa Senior do CNPq.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Celeste Wanner, Universidade Federal da Bahia (Escola de Belas Artes)

Maria Celeste de Almeida Wanner - CELESTE ALMEIDA (Currículo Lattes) Graduada em Desenho e Plástica, Universidade Federal da Bahia [1971]. Mestrado em Artes Plásticas - Adams State College - Colorado EUA [1975]. Doutorado em Artes Visuais - California College of Arts - São Francisco EUA [1988]. Possui representação na Artist´s Gallery - San Francisco Museum of Modern Art - California - EUA. É Professora Titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Residiu nos Estados Unidos da América do Norte por 11 anos onde ensinou artes visuais em escolas públicas de 1º e 2º graus. Foi professora assistente, monitora e conferencista de universidades e instituições americanas. Realizou várias exposições individuais e coletivas em galerias, instituições e museus americanos. Realizou viagem de pesquisa pela América Central e América do Sul como parte integrante da equipe de arqueólogos e fotógrafos, e pela Europa. Ingressou na UFBA, em 1980, como Mestre em Artes Visuais. Participou de Encontro com o historiador de arte americano Peter Selz, e historiadores da fotografia e fotógrafos americanos Beaumont Newhall e Van Deren Coke e Foi Coordenadora do Colegiado de Artes Plásticas por 3 anos e Vice-Coordenadora por 2 anos. Coordenou o Mestrado em Artes Visuais/EBA/UFBA, 1997 2000, quando reabriu e credenciou esse Curso junto a CAPES. Criou a Revista Cultura Visual , com sua devida indexação. Presidente por dois anos da Associação Nacional de Pesquisa dos Cursos de Pós-Graduação em Artes Visuais do Brasil ANPAV. Foi Diretora da Escola de Belas Artes/UFBA - 2000-2004. Durante sua gestão, entre outros projetos, criou, modernizou e equipou vários laboratórios, como a biblioteca [parte física e aquisição de títulos], salas de aula, Núcleo de Poéticas Digitais, Laboratório de Cerâmica, Gravura e Fotografia e restauração completa do prédio da Galeria Cañizares. Como pesquisadora atua nas seguintes áreas: Linguagens Visuais Híbridas Contemporâneas e Filosofia Peirciana; Natureza da Arte dos séculos XX e XXI com ênfase na investigação da Matéria e da Imagem [fixa e em movimento de baixa tecnologia]. Realiza exposição no Brasil, Estados Unidos e Europa. Tem sido professora visitante e conferencista em universidades brasileiras, americanas e européias. É membro pesquisadora dos seguintes Grupos de Pesquisa CNPq: 1. Arte Híbrida - Líder; 2. Processos Híbridos na Arte Contemporânea - UFRGS; 3. Imagem - Centro Internacional de Estudos Peircianos - PUC/São Paulo; 4. Centro de Estudos de Pragmatismo Curso de Filosofia da PUC/São Paulo. Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em Artes Visuais Contemporâneas e Semiótica [Filosofia Peirciana] - Supervisora Profa.Dra. Lucia Santaella, Bolsita Senior CNPq - março de 2007 a fevereiro de 2008.

Downloads

Como Citar

WANNER, M. C. Imagens: Paisagens Signicas. Cultura Visual, [S. l.], n. 11, p. 47–54, 2009. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v0i11.3374. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/3374. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles