Modelagem estatística para estimação da população de protozoários ruminais em função da relação volumoso:concentrado na dieta e da presença de aditivos

Autores

  • Lisiane Pereira de Jesus Universidade Federal de Mato Grosso
  • Luciano da Silva Cabral Universidade Federal de Mato Grosso
  • Mariano Martinez Espinosa Universidade Federal de Mato Grosso
  • Joadil Gonçalves de Abreu Universidade Federal de Mato Grosso
  • Joanis Tilemahos Zervoudakis Universidade Federal de Mato Grosso
  • Mirton José Frota Morenz EMBRAPA GADO DE LEITE

Resumo

Objetivou-se com a realização deste trabalho desenvolver modelos estatísticos para estimar as variações da população de protozoários ruminais em função da relação volumoso:concentrado e da presença ou não de aditivos na dieta. Foram construídas planilhas mediante a utilização do software Excel com dados referentes à composição da dieta, presença e ausência de aditivos e do número de protozoários do rúmen de bovinos de 23 artigos científicos e três teses realizados no Brasil. Estas variáveis foram utilizadas e testadas para obtenção da equação para predição do perfil da população de protozoários. Os modelos estatísticos obtidos foram verificados por análise residual e a seleção das variáveis foi realizada considerando o nível de significância de 5% de probabilidade do erro experimental. Verificou-se que dietas com maior proporção de volumosos favorecem o incremento na população de protozoários totais e em particular, de Entodinium, enquanto a presença de ionóforos reduz o número desses micro-organismos ruminais. O modelo estatísticos desenvolvido pode auxiliar na identificação antecipada de fatores nutricionais limitantes para o desenvolvimento da microbiota ruminal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisiane Pereira de Jesus, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1996) e Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Pelotas (1998). Doutora em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Docente na Universidade de Cuiabá (2001 à 2010). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, Departamento de Zootecnia e Extensão Rural ( a partir de agosto de 2010).

Luciano da Silva Cabral, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995), Mestrado (1999) e Doutorado (2002) em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Mato Grosso. Leciona nos cursos de Graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMT. Orienta estudantes de Mestrado e Doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Ciência Animal da UFMT, atuando na área de nutrição e produção de ruminantes.

Mariano Martinez Espinosa, Universidade Federal de Mato Grosso

possui graduação em Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (1986), mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2001) com Pós-doutorado em confiabilidade. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Mato Grosso. Revisor das revistas: MADEIRA. Arquitetura e Engenharia , Scientia Forestalis (IPEF) e Revista de Matemática e Estatística . Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Modelos Lineares e não lineares, Planejamento de Experimentos, análise multivariada, teoria de confiabilidade ou análises de sobrevivência, controle de qualidade, amostragem, inferência clássica e bayesiana, séries temporais, geoestatística e estatística não paramétrica. Atuando principalmente nas áreas de agronomia, sáude coletiva, medicina e epidemeologia, biologia, meio ambiente e engenharia florestal, madeira e derivados de madeira, engenharia, economia e pesquisa de mercado.

Joadil Gonçalves de Abreu, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa-MG (1989), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa-MG (1992), Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras-MG (2005). Atualmente é Professor Adjunto III da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação, Produção e Conservação de Forragens, atuando principalmente nos seguintes temas: ensilagem, fenação, capineiras.

Joanis Tilemahos Zervoudakis, Universidade Federal de Mato Grosso

possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1997), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1999), doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2003), Pós-Doutorado em Zootecnia - UFV (2008). Atualmente é consultor ad hoc da Revista Brasileira de Zootecnia-Brazilian Journal of Animal Science, Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal e Revista de agricultura tropical (1415-7497). É professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso. Avaliador Institucional e de cursos do SINAES/INEP/MEC, Coordenador do Setor de Bovinos de Corte da UFMT e Coordenador do curso de Pós-Graduação em Ciência Animal - FAMEV/UFMT. Pesquisador membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Ciência Animal (INCT-CA).Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição de bovinos de corte e produção de bovinos a pasto.

Mirton José Frota Morenz, EMBRAPA GADO DE LEITE

possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Produção Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2000) e doutorado em Produção Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2004). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Zootecnia, Departamento de Nutrição Animal e Pastagem no período de 08/2006 a 10/2010. Atualmente, é Pesquisador A da Embrapa Gado de Leite.Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição de ruminantes, avaliação de alimentos para ruminantes; avaliação de sistemas de produção a pasto, dinâmica da fermentação ruminal; uso de indicadores na estimativa do consumo de matéria seca de bovinos, produção de leite e produção sustentável.

Downloads

Publicado

2012-03-28

Edição

Seção

Nutrição Animal