Caroço de algodão na dieta de cabras saanen no semiárido paraibano

Autores

  • João Vinícius Barbosa Roberto Universidade Federal de Campina Grande
  • Bênnio Alexandre de Assis Marques Universidade Federal de Campina Grande
  • Bonifácio Benício de Souza Universidade Federal de Campina Grande
  • Sérgio Santos de Azevedo
  • Dallyson Yehudi Coura de Assis Neto Universidade Federal da Paraíba

Resumo

efeito da suplementação alimentar com diferentes teores de farelo de caroço de algodão sobre a produção leiteira e o efeito do ambiente sobre as respostas fisiológicas de cabras Saanen no semiárido paraibano. Utilizou-se 16 cabras com peso vivo médio de 55kg ± 1,41Kg . Para análise da produção leiteira utilizou-se um delineamento em quadrado latino 4x4 (quatro animais e quatro períodos de 15 dias) com quatro tratamentos, e para os parâmetros ambientais e fisiológicos foi utilizado um delineamento inteiramente casualizado com dois tratamentos (manhã e tarde) e 16 repetições. Na análise da produção leiteira os tratamentos consistiram na inclusão de quatro teores de caroço de algodão à dieta (0; 3; 6 e 9%), e na avaliação dos parâmetros ambientais e fisiológicos os tratamentos foram constituídos por dois turnos (manhã e tarde). Avaliaram-se os parâmetros ambientais temperatura do ar, umidade relativa, temperatura do globo negro e fisiológicos: frequência respiratória, temperatura retal e superficial. Nos parâmetros ambientais e também nos fisiológicos observou-se que houve efeito de turnos, com elevação da temperatura ambiente e da frequência respiratória, temperatura retal e superficial. Pela análise de regressão foi verificado que não houve efeito entre os teores de caroço de algodão e a produção média diária de leite, o que permitiu concluir que o caroço de algodão pode ser administrado como complemento na dieta de cabras em lactação e que cabras Saanen, apesar de terem mantido a homeotermia com o aumento da taxa respiratória, se mostraram susceptíveis ao clima semiárido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Vinícius Barbosa Roberto, Universidade Federal de Campina Grande

Médico Veterinário, graduado pela Uiniversidade Federal de Campina Grande, mestrando do Programa de Pós-graduação em Zootecnia do Centro de Saúde e Tecnologia Rural da UFCG.

Bênnio Alexandre de Assis Marques, Universidade Federal de Campina Grande

Médico Veterinário, graduado pela Uiniversidade Federal de Campina Grande, mestrando do Programa de Pós-graduação em Zootecnia do Centro de Saúde e Tecnologia Rural da UFCG.

Bonifácio Benício de Souza, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Associado – UAMV/CSTR/UFCG, Bolsista de Produtividade do CNPq.

Dallyson Yehudi Coura de Assis Neto, Universidade Federal da Paraíba

Médico Veterinário pela UFCG, Mestrando do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, UFPB, Areia- PB.

Downloads

Publicado

2012-03-28

Edição

Seção

Produção Animal e Ambiente