Densidade de estocagem de alevinos da Tilápia "Oreochromis niloticus" (linhagem Chitralada) cultivada em tanques-rede

Authors

  • Kleber Alves Saraiva
  • Fabiana Penalva de Melo
  • Marisa de Oliveira Apolinário
  • Athiê Jorge Guerra Santos
  • Eudes de Souza Correia

Abstract

O objetivo deste trabalho foi avaliar densidades de estocagem de alevinos de tilápia (Oreochromis niloticus), linhagem Chitralada, em tanques-rede instalados no reservatório de Xingó. Foram utilizados 12 estruturas de tanques-rede de 5 m3, revestidos internamente com bolsões de PVC de 4m3 (malha de # 4-8 mm), nas quais foram estocados alevinos de 0,85 g. Adotou-se um delineamento experimental inteiramente casualizado, com três tratamentos (800, 950 e 1.100 alevinos/m3) e quatro repetições. Durante os primeiros 20 dias, a alimentação constou de ração comercial em pó (55% proteína bruta), fornecida oito vezes ao dia, a uma taxa de 12,5% da biomassa/dia, sendo em seguida substituída por outra, extrusada e desintegrada (45% de proteína bruta), numa taxa de alimentação de 8-6,5%/dia. No final da fase de berçário, com duração de 54 dias, os alevinos foram contados, medidos e pesados. As variáveis de qualidade da água como temperatura, pH, oxigênio dissolvido, alcalinidade, dureza total, amônia total e nitrito, não apresentaram diferença significativa entre os tratamentos (P≥0,05). Do mesmo modo as variáveis de desempenho do cultivo como ganho de peso relativo (4.119%), taxa de crescimento específico (6,9%/dia), sobrevivência (93,2%) e conversão alimentar (1,04), não diferiram estatisticamente entre os tratamentos (P≥0,05). Dessa forma pode-se concluir que na fase de alevinagem é possível estocar até 1.100 alevinos/m3 para a obtenção de indivíduos de 30 gramas. Palavras-chave: tilápia; alevinos; densidades; tanques-rede.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kleber Alves Saraiva

Engenheiro de Pesca e Mestre em Recursos Pesqueiros e Aquicultura

Fabiana Penalva de Melo

Engenheira de Pesca e Bolsista do CNPq

Marisa de Oliveira Apolinário

Bióloga e Professora da Universidade Federal de Campina Grande

Athiê Jorge Guerra Santos

Engenheiro de Pesca, Doutorado em Ciências Pesqueiras Na Unviersidade de Tokio e Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Eudes de Souza Correia

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1976), mestrado em Aqüicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1998). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Membro da World Aquaculture Society (WAS) e da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (AQUABIO). Tem experiência na área de Aqüicultura Geral, com ênfase nos seguintes temas: Sistemas de Produção; Cultivo de camarões Litopenaeus vannamei e Macrobrachium rosenbergii; Policultivos de tilápia e camarões; Pesquisa na área de nutrição e alimentação de espécies aquáticas, com ênfase as espécies nativas; Estratégias de fertilização e alimentação, especificamente com relação à indução do alimento natural nos ambientes de cultivo.

Published

2009-12-18

Issue

Section

Fisheries / Aquaculture