Desempenho produtivo e características de carcaça de ovinos mantidos em pastos de duas cultivares de capim-bufel manejados em três ofertas de forragem

Autores

  • Rogério Gonçalves de Oliveira UFBA
  • Tadeu Vinhas Voltolini EMBRAPA
  • Cláudio Mistura UNEB
  • Salete Alves de Moraes EMBRAPA
  • Rafael Araújo Souza
  • Betina Raquel Cunha dos Santos

Resumo

Objetivou-se com este estudo avaliar o consumo de forragem, o desempenho produtivo (ganho médio diário, ganho de peso total e peso corporal final), os parâmetros de carcaça (peso de carcaça quente e rendimento de carcaça quente), além da taxa de lotação e do ganho de peso por unidade de área de pastos de capim-bufel (Cenchrus ciliaris L.) pastejados por ovinos. O trabalho foi realizado no período de setembro de 2009 a agosto de 2010, com o pasto manejado em lotação contínua. Os tratamentos constituíram-se de combinações de duas cultivares de capim-bufel (Biloela e Cpatsa 7754) e três ofertas de forragem (4, 8 e 12kg de matéria seca/100kg de peso corporal ou 4, 8 e 12%) em arranjo fatorial 3 x 2 e delineamento em blocos completos casualizados com três repetições. As variáveis relacionadas com o consumo de forragem, desempenho produtivo do animal, características da carcaça, taxa de lotação e ganho de peso por unidade de área não foram afetadas pelas cultivares, ofertas de forragem e interação entre ofertas de forragem e cultivares. Em média os ovinos apresentaram 452,14g/animal/dia de consumo de forragem, 59,77g/animal/dia de ganho médio diário, 41,51% de rendimento de carcaça quente, enquanto os pastos permitiram em média 11,78 ovinos/ha com a obtenção de 205,64kg/ha/ano de ganho de peso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Gonçalves de Oliveira, UFBA

Zootecnista, Licenciado em Ciências Agrícolas, Mestre em Ciência Animal, Doutorando em Zootecnia. Área:Forragicultura e pastagens.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Edição

Seção

Forragicultura e Pastagens