Introdução de leguminosas forrageiras, calagem e fosfatagem em pastagem degradada de "Brachiaria brizantha"

Autores

  • Flávia Martins de Souza Universidade Federal de Goiás
  • Barbara Juliana Martins Lemos Universidade Federal de Goiás
  • Reinaldo Cunha de Oliveira Junior Pontificia Universidade Catolica de Goiás
  • Cláudio Ulhôa Magnabosco Embrapa Cerrados
  • Letícia Mendes de Castro Universidade Federal de Goiás
  • Fernando Brito Lopes Embrapa Cerrados
  • Ludmilla Costa Brunes Universidade Federal de Goiás

Resumo

Existe a necessidade de intensificar a produtividade pecuária para alimentar a crescente população mundial. Sendo assim, objetivou-se avaliar a consorciação de pastagens Brachiaria com Estilosantes e Calopogônio sob aplicação de calagem e fosfatagem. Avaliou-se a produção de matéria orgânica e seca, densidade de perfilhos, teor de matéria seca e matéria mineral em pastagens degradadas de Brachiaria brizantha, com aplicação de calagem, fosfatagem e introdução de leguminosas. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com parcelas subdividida, em que foram avaliados dois tipos de leguminosas (Estilosantes Campo Grande e Calopogônio) e três tipos de adubação (Controle, CaCo3, CaCo3 + P). A calagem e fosfatagem foram realizadas na superfície da pastagem sem incorporação. A introdução das leguminosas foi feita em plantio direto após superpastejo. As avaliações foram realizadas quando o dossel atingiu 25 cm de altura com auxílio de um quadrado de 0,25 m2. As leguminosas não diferiram para produção de matéria natural e seca das pastagens de Brachiaria brizantha (P > 0,05), mas os fatores de correção e adubação (CaCo3 + P) melhoraram significativamente (P < 0,05) a produção de massa das pastagens quando utilizou-se o Estilosantes Campo Grande em consorciação. Os resultados indicam a possibilidade de intensificar a produtividade pecuária usando leguminosas forrageiras, associadas com a fertilização CaCO3 + P, uma vez que são capazes de recuperar e aumentar a produtividade de pastagens cultivadas em regiões tropicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Martins de Souza, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Goiás (2010), curso de mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás (2013), com atuação na área de produção animal e curso de doutorado em Zootecnia em andamento pela Universidade Federal de Goiás, com atuação na área de produção animal, seguindo a linha de pesquisa Interface entre desempenho produtivo, reprodutivo, aspectos genéticos e ambientais na produção animal.

Barbara Juliana Martins Lemos, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Goiás (2010), Mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atualmente é doutoranda em Zootecnia na UFG. Atua na área de concentração de Ruminantes seguindo a linha de pesquisa de Metabolismo nutricional, alimentação e forragicultura na produção animal. Desenvolve estudos com uso de aditivos antimicrobianos na nutrição de bovinos de corte.

Reinaldo Cunha de Oliveira Junior, Pontificia Universidade Catolica de Goiás

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Goiás (1997), mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente esta na Universidade Estadual de Goiás, professor do Centro Universitário de Goiás e Univesidade Católica de Goiás, Professor na Faculdade Montes Belos. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção e Nutrição de Ruminantes.

Cláudio Ulhôa Magnabosco, Embrapa Cerrados

Possui graduação em Zootecnia pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1997). Foi bolsista sanduíche da Universidade da Califórnia (UCDavis-EUA) entre 1993 e 1996. Obteve seu pós-doutorado em genética e produção animal na Universidade da Califórnia (UCDavis-EUA) em 2004. Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária na unidade Embrapa Cerrados, pesquisador associado da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores-ANCP, professor titular de pós graduação da Universidade Federal de Goiás e pesquisador visitante da Universidade de São Paulo. É responsável técnico de testes de desempenho de touros jovens da raça Nelore conduzidos em parceria com a Associação Goiana dos Criadores de Zebu AGCZ e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ. Responsável pelo projeto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa-Macro 2 no tema Caracterização e Seleção Genética para Maciez da Carne em Bovinos Nelore Mocho. Colaborador pela Embrapa de diversas parcerias público-privadas nacionais e internacionais, em especial na Colômbia, Estados Unidos e Bolívia. Tem grande experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Quantitativa, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento genético de bovinos de corte, seleção genética da raça nelore, desempenho animal e programas de integração lavoura e pecuária-ILP.

Letícia Mendes de Castro, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2009) e mestrado em Ciência Animal (2012). É colaboradora de pesquisa na Embrapa Cerrados e doutoranda em Ciência Animal pela UFG e Embrapa Cerrados, fez doutorado sanduíche pela University of Wisconsin. Tem experiência na área de Produção Animal, com ênfase em Melhoramento Genético Animal, Seleção Genética e Genômica e Mapeamento Associativo.

Fernando Brito Lopes, Embrapa Cerrados

Bacharel em Zootecnia e Mestre em Ciência Animal Tropical: Melhoramento Genético de Bovinos, ambos pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Doutor em Ciência Animal - Produção Animal: Fatores genéticos e ambientais que influenciam o desempenho dos animais, pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Atualmente é Pesquisador e bolsista de Pós-doutorado Embrapa Cerrados/Capes em Estatística Genômica. Tem experiência na área de Zootecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: genética e melhoramento animal; estatística; técnicas experimentais; modelagem e simulação de dados; técnicas multivariadas de análises de dados em SAS; bovino de corte e ovinocaprinocultura.

Ludmilla Costa Brunes, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Zootecnia pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Aluna de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, pela Universidade Federal de Goiás. Atua nas áreas de Nutrição Animal, Forragicultura e Melhoramento Genético Animal, com enfase em produção de ruminantes.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Edição

Seção

Forragicultura e Pastagens