Fatores ambientais e parâmetros genéticos para características reprodutivas de fêmeas Nelore na região meio norte do Brasil

Autores

  • Gioto Ghiarone Terto e Sousa Universidade Estadual do Piauí
  • Karina Rodrigues dos Santos Universidade Federal do Piauí
  • José Elivalto Guimarães Campelo Universidade Federal do Piauí
  • Marcelo Richelly Alves de Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Luanna Chácara Pires Universidade Federal do Piauí
  • Rodrigo Junqueira Pereira Universidade Federal do Mato Grosso
  • Rogério Paes Ribeiro de Sousa Universidade Federal do Píauí
  • Severino Cavalcante de Sousa Júnior Universidade Federal do Piauí

Resumo

O estudo foi conduzido para avaliar a idade ao primeiro parto (IPP) e o intervalo de partos (IDP) em fêmeas da raça Nelore utilizando 23.066 registros de IPP e IDP de fêmeas criadas em regime de pasto nos estados do Maranhão e Piauí no período de 1976 a 2012. As análises foram realizadas utilizando modelo animal uni e bicaracterísticas para IPP e IDP. As médias obtidas e os coeficientes de variação para as características de idade ao primeiro parto foram 1252,77±125 dias (41,76 meses) a 10,56%; intervalo de partos 591,729±149,91 dias (19,72 meses) a 38,74%, respectivamente. Foram estimados parâmetros genéticos em análise unicaracterística, sendo obtidos valores de herdabilidade em torno de 0,026 e 0,006 para IPP e IDP, respectivamente. A estimativa de repetibilidade para as características IDP em análise unicaracterística apresentou-se, de forma geral, com baixa magnitude 0,025. Na mesma ordem, para análise bicaracterística, as herdabilidades foram de 0,03 e 0,06 para IPP e IDP, e o coeficiente de repetibilidade estimado de 0,14, respectivamente. As correlações genéticas entre as características reprodutivas (IPP e IDP) observadas neste trabalho foram iguais a 0,06. O desempenho reprodutivo do rebanho estudado, para as condições de clima tropical, pode ser considerado satisfatório, estando em acordo com os parâmetros encontrados por outros autores em diferentes regiões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gioto Ghiarone Terto e Sousa, Universidade Estadual do Piauí

Zootecnista formado pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo - IESM. Mestre em Ciência Animal, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Docente da Universidade Estadual do Piauí - UESPI.

Karina Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Piauí

Médica Veterinária, Doutora em Parasitologia Animal pela UNESP - Botucatu, Docente da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Campus Ministro Reis Velloso.

José Elivalto Guimarães Campelo, Universidade Federal do Piauí

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Zootecnia pela UFV - Viçosa, Docente da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Marcelo Richelly Alves de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Zootecnista formado pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo -IESM. Mestrando em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Luanna Chácara Pires, Universidade Federal do Piauí

Zootecnista, formada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, Doutora em Zootecnia - UFV, Docente da Universidade Federal do Piauí -UFPI.

Rodrigo Junqueira Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso

Zootecnista, Doutor em Genética e Melhoramento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -Unesp. Docente da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT.

Rogério Paes Ribeiro de Sousa, Universidade Federal do Píauí

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Mestrando em Zootecnia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Severino Cavalcante de Sousa Júnior, Universidade Federal do Piauí

Zootecnista pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - Unesp. Docente da Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

2015-07-06

Edição

Seção

Genética e Melhoramento Animal