Tendências, parâmetros fenotípicos e genéticos de características de crescimento em bovinos Nelore mocho do Nordeste brasileiro

Autores

  • Rosimira dos Santos Amaral IF Baiano - Câmpus Guanambi
  • Paulo Luiz Souza Carneiro UESB
  • Raimundo Martins Filho UFCA - Câmpus de Catro
  • Diego Pagung Ambrosini UESB
  • Carlos Henrique Mendes Malhado UESB

Resumo

Objetivou-se estimar parâmetros e avaliar a tendência fenotípica e genética de pesos ajustados para 205 (P205); 365 (P365) e 550 (P550) dias de idade, em bovinos da variedade Nelore Mocho, nascidos a partir de 1980, pertencentes a rebanhos localizados na região Nordeste do Brasil. Foram utilizados registros genealógicos de 45.785 animais nascidos entre 1960 e 2009. Os parâmetros e os valores genéticos foram estimados com o método de máxima verossimilhança restrita livre de derivadas (REML) sob o modelo animal, usando aplicativo computacional MTDFREML. A tendência fenotípica e genética das características de crescimento foram estimadas pela regressão do valor genético sobre o ano de nascimento do animal. O coeficiente de herdabilidade direta dos pesos ajustados nas três idades foram 0,19 ± 0,02 (P205); 0,24 ± 0,03 (P365) e 0,18 ± 0,03 (P550), indicando que há potencial de ganhos pela seleção nesses pesos. A herdabilidade materna do P205 foi igual a 0,12 ± 0,02. A tendência genética direta foi igual a 0,016; 0,043 e 0,041kg/ano, para P205, P365 e P550, respectivamente, enquanto a fenotípica foi 1,34; 2,10 e 2,84kg/ano para essas características na mesma sequência, mostrando assim o quanto os ganhos fenotípicos foram superiores aos genotípicos, possivelmente favorecidos por melhorias no manejo dos rebanhos. O monitoramento dos parâmetros e das tendências fenotípica e genética do desenvolvimento ponderal na variedade Nelore Mocho do Nordeste, se apresenta como procedimento importante para nortear a definição de estratégias de manejo com potencial para aumentar os ganhos genéticos de forma consistente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimira dos Santos Amaral, IF Baiano - Câmpus Guanambi

Professora do Curso de Bacharelado em Agronomia do IF Baiano - Câmpus Guanambi e Coordenadora do Núcleo de Zootecnia. Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Zootecnia, pela UESB, atuando nas áreas de produção de animais ruminantes e melhoramento genético.

Paulo Luiz Souza Carneiro, UESB

Pós-doutor em Análise de Dados Moleculares. Professor da UESB, Câmpus de Jequié e dos Programas de Pós-Graduação em Genética e Conservação e de Zootecnia. Atua nas áreas de Genética e Melhoramento genético animal.

Raimundo Martins Filho, UFCA - Câmpus de Catro

Pós-doutor, atuando no curso de Agronomia com Melhoramento genético.

Diego Pagung Ambrosini, UESB

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, UESB, Melhoramento genético animal.

Carlos Henrique Mendes Malhado, UESB

Pós-doutor, professor da UESB, Departamento de Ciências Biológicas, atua nas áreas de Genética e Melhoramento Genético Animal.

Downloads

Publicado

2014-06-26

Edição

Seção

Genética e Melhoramento Animal