Balanços nutricionais e excreção de nutrientes para frangos alimentados com dietas contendo fitase do 14.o ao 24.o dias de idade

Autores

  • Joana Patrícia Lira de Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Luiz Fernando Teixeira Albino Universidade Federal de Viçosa
  • Roberta Gomes Marçal Vieira Vaz Universidade Federal do Tocantins
  • Kênia Ferreira Rodrigues Universidade Federal do Tocantins
  • José Henrique Stringhini Universidade Federal do Goiás
  • Rodrigo Messias Knop Universidade Federal de Viçosa
  • Isabelle Naemi Kaneko Universidade Estadual de Maringá
  • Bruna Strieder Kreuz Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Objetivou-se com este estudo avaliar o efeito da redução de nutrientes e energia suplementada ou não com fitase para frango de corte na fase 14 a 24 dias de idade no consumo, excreção e balanço de nitrogênio, de cálcio e de fósforo. Foram distribuídos 392 frangos de corte em delineamento inteiramente casualizado, utilizando-se arranjo fatorial 3 x 2 + 1 que consistiram de nível reduzido de cálcio e fósforo; níveis reduzidos de aminoácidos e energia; níveis reduzidos cálcio, fósforo, aminoácidos e energia x com e sem enzima + controle positivo, totalizando sete tratamentos com oito repetições de sete aves por unidade experimental. Nas dietas com fitase utilizou-se 500 FTU de fitase/kg de ração. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas por contrastes ortogonais através do teste F. Os resultados demonstram que a enzima fitase utilizada permitiu diminuir a quantidade de nutriente e energia das rações, proporcionando redução de 21,34% na excreção de cálcio e balanço de cálcio de 20,16%. Similarmente, reduções das quantidades de excreção de nitrogênio em 7,56% e fósforo em 21,34%, diminuindo a excreção desses nutrientes e aumentando o balanço de nitrogênio e fósforo em 9,41 e 33,94% em média, respectivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Patrícia Lira de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Zootecnista, Mestra em Ciência Animal Tropical, Doutoranda em Ciência Animal Tropical pela Universidade Federal do Tocantins. Área: Alternativas alimentares para monogástricos.

Downloads

Publicado

2014-07-12

Edição

Seção

Nutrição Animal