Effect of crude glycerol on in-vitro ruminal fermentation kinetics

Autores

  • Vanessa Peripolli Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ênio Rosa Prates Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Júlio Otávio Jardim Barcellos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cássio André Wilbert Embrapa Suínos e Aves
  • Cláudia Medeiros Camargo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rúbia Branco Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • João Batista Gonçalves Costa Junior Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

The interest in using crude glycerol in animal feeds has reemerged due to its increasing availability and favorable price resulting from the expansion of biofuel industry. The objective of the present study was to evaluate the effects of substituting corn for crude glycerol at different levels in the diet on ruminal fermentation using in-vitro true digestibility parameters. The experimental treatments consisted of substituting corn for liquid crude glycerol (0; 4; 8 and 12%) in dry matter basis. Diets consisted of 60% alfalfa hay and 40% corn and glycerol substituted the corn in the diet. In addition to the 48 hours traditionally applied in digestibility assays, different in-vitro digestibility times were used (0; 4; 8; 16; 48, 72 and 96 hours) in order to study digestion kinetics. The dietary corn substitution for increasing crude glycerol levels did not affect ammonia nitrogen content, metabolizable energy content, in-vitro digestibility of organic matter and neutral detergent fiber, nor ruminal degradation parameters. However this by-product of biodiesel production may be tested in-vivo as an alternative energy feedstuff in ruminant diets.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Peripolli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possiu graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), mestrado em Zootecnia (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente é doutoranda em Zootencia na área de produção animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou o doutorado sanduíche no departamento de Animal and Poultry Science na University of Guelph, Ontário, Canadá durante o período de março -agosto de 2012, trabalhando com preditores biológicos da eficiência alimentar em bovinos de corte. É integrante do grupo NESPRO.

Ênio Rosa Prates, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1966) , mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970) , doutorado em Animal Science pela University of Florida (1974) e pós-doutorado pela Grassland Research Institute (1985) . Atualmente é Professor Colaborador Visitante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Revisor de periódico da Ciência Rural, Revisor de periódico da Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Revisor de periódico da Pesquisa Agropecuária Brasileira e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Medicina Veterinária. Tem experiência na área de Zootecnia , com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal. Atuando principalmente nos seguintes temas: Voluntary Feed Intake, Digestibility, Nutritive Value, Paspalum Notatum.

Júlio Otávio Jardim Barcellos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Júlio Otavio Jardim Barcellos é Médico Veterinário, com especialização em Sistemas de Produção Animal no IAMZ -Zaragoza, mestrado e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador Nível II do CNPq. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia, na Graduação e Pós-Graduação. Coordena o NESPRO - Núcleo de estudos em sistemas de produção de bovinos de corte e cadeia produtiva. Também atua como Orientador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios do CEPAN/UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFRGS. É o coordenador dos Programas de Pós-Graduação em Agronegócios e Pós-Graduação em Zootecnia da UFRGS. Foi presidente do Conselho Deliberativo Técnico da Associação Nacional de Criadores - HERDBOOK COLLARES, Consultor Ad Hoc da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária, Consultor Ad Hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e das Revistas Arquivo Brasileiro de Mecidina Veterinária e Zootecnia, Revista Brasileira de Zootecnia, Arquivos Latinoamericano de Produção Animal, Pesquisa Agropecuária Gaúcha e Pesquisa Agropecuária Brasileira. É membro da Sociedade Brasileira de Zootecnia. É Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS e Presidente da Comissão de Assuntos Políticos do Conselho Federal de Medicina Veterinária. É avaliador do Institucional de de Cursos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES/INEP/MEC. É editor associado da Revista Brasileira de Zootecnia. A experiência de atuação é em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte, com ênfase especial a gestão de tecnologia, tomada de decisões, e tecnologias de processos. Desenvolve pesquisas nas áreas de Nutrição Mineral para Ruminantes, Cadeia Produtiva da Carne Bovina, Crescimento Animal, Manejo de Bovinos de Corte com ênfase na cria e recria. A sua produção científica está disponível em mais de 300 diferentes tipos de produção bibliográfica. Já contribuiu na orientação de 55 estudantes de graduação e pós-graduação. Participou e/ou ministrou palestras em 400 eventos, sendo 25 internacionais. Publicou três livros em Co-autoria, nas áreas de Suplementação Mineral, Produção e Manejo de Bovinos de Corte e Crescimento de Bovinos de Corte.

Cássio André Wilbert, Embrapa Suínos e Aves

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é analista do setor de transferência de tecnologia - Embrapa Suínos e Aves. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal.

Cláudia Medeiros Camargo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cláudia Medeiros Camargo é graduanda em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É integrante do Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPRO/UFRGS).

Rúbia Branco Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rúbia Branco Lopes é graduanda em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É integrante do Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPRO/UFRGS).

João Batista Gonçalves Costa Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007). Mestre em Zootecnia na área de Produção e Nutrição animal pela Universidade Estadual de Maringá-PR (2010). Desde 2010 é doutorando em Zootecnia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Produção Animal. No periodo de Fevereiro de 2012 a Janeiro de 2013 participou do programa de Doutorado Sanduiche da Capes, onde realizou seu estágio de doutoramento na Colorado State University em Fort Collins - CO, USA sob orientação do Dr. Jack Whittier, Dr Jason Ahola e Dr Kraig Peel, onde atuou no projeto "Predição de parto em bovinos de leite utilizando temperatura ruminal". Atualmente é colaborador do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da carne (NESPRO) na UFRGS sobre orientação do Dr. Julio Otavio Jadim Barcellos. Pesquisador nas áreas de metabolismo ruminal, aditivos na nutrição animal, inovação tecnológica em bovinocultura de corte e de leite e cadeia produtiva da carne.

Downloads

Publicado

2014-04-01

Edição

Seção

Nutrição Animal