Desempenho de frangos de corte alimentados com dietas contendo grão integral e coprodutos da soja em ambiente com calor cíclico

Autores

  • Elvania Maria da Silva Costa Universidade Federal do Piauí
  • Agustinho Figueiredo
  • Jõao Lopes
  • Felipe Ribeiro
  • Sandra Regina Gomes da Silva
  • Snaylla Natyelle de Oliveira Almendra
  • Domingos Urquiza de Carvalho Filho
  • Daniella Cristina Pereira Lima

Resumo

Objetivou-se com esta pesquisa, avaliar a utilização do grão integral e coprodutos da soja, quanto o desempenho de frangos de corte no período de 1 a 21 dias de idade. Foram selecionados 360 pintainhos em um delineamento inteiramente casualizado, consistindo de quatro tratamentos, cinco repetições e 18 aves por boxe. Os tratamentos utilizados foram uma dieta controle e dietas com adição de óleo de soja degomado, soja integral extrusada e soja semi-integral extrusada, visando atender as exigências nutricionais das aves em cada fase do ciclo produtivo, pré-inicial (1 a 7 dias de idade) e inicial (8 a 21 dias de idade). Na fase de 1 a 7 dias, os tratamentos não interferiram significativamente nas variáveis, consumo de ração e viabilidade criatória, porém no período total de 1 a 21 dias de idade, o ganho de peso e o índice de eficiência produtiva foram afetados. A utilização do óleo de soja degomado e da soja integral extrusada em dietas para frangos de corte no período de 1 a 21 dias de idade, em condições de estresse por calor cíclico, não influenciam no desempenho, contudo, a soja semi-integral extrusada se não processada adequadamente, afeta negativamente o ganho de peso e o índice de eficiência produtiva das aves.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elvania Maria da Silva Costa, Universidade Federal do Piauí

Engenheira Agrônoma, mestre em Ciência Animal e atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Piauí (UFPI), atua na linha de pesquisa: Exigências Nutricionais e avaliação de alimentos para animais não ruminantes.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Edição

Seção

Nutrição Animal