Conhecimento, prática e percepção sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde em estabelecimentos médicos veterinários de Salvador, Bahia

Autores

  • Mariangela Andrade Reis Universidade Federal da Bahia
  • Maria Lígia Rangel-S Universidade Federal da Bahia
  • Camila Maria de Mattos Universidade Federal da Bahia
  • Carlos Roberto Franke Universidade Federal da Bahia

Resumo

Objetivou-se avaliar os estabelecimentos veterinários e prestadores de serviços clínicos da cidade de Salvador – Bahia, quanto ao cumprimento da legislação referente ao gerenciamento de resíduos de serviços de saúde por meio da análise da prática, do conhecimento, e da percepção dos responsáveis técnicos sobre o tema. Entre setembro de 2010 e março de 2011, 36 clínicas e consultórios veterinários foram visitados e seus respectivos responsáveis técnicos entrevistados sobre o conhecimento, a prática e a percepção sobre o tema. Desses, 30,6% conheciam a legislação vigente, 2,8% implantaram o plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, 19,4% tinham contrato com empresa de coleta especial e 88,9% atribuíam riscos aos resíduos de serviços de saúde, além de outros aspectos que foram investigados. Os resultados mostraram que embora os responsáveis técnicos desconhecessem a resolução da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, eles tinham consciência dos riscos associados às práticas inadequadas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde. O estudo revelou a necessidade de se perceber e corrigir as lacunas na formação profissional; na percepção dos riscos representados pelos resíduos de serviços de saúde; no diálogo entre as instituições e o profissional e na formulação de critérios que adéquem a legislação pertinente às características e à escala da geração de resíduos de serviços de saúde nos estabelecimentos médicos veterinários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariangela Andrade Reis, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia e mestrado em Ciência Animal Nos Trópicos pela Universidade Federal da Bahia .

Maria Lígia Rangel-S, Universidade Federal da Bahia

Orienta teses e dissertações no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, nas áreas de Comunicação e Educação em Saúde, Política de Saúde e Percepção de Risco à Saúde. Ensina Comunicação e Saúde no Curso de Graduação e Pós-graduação em Saúde Coletiva do ISC/UFBA.

Camila Maria de Mattos, Universidade Federal da Bahia

Graduanda da curso de Medicina Veterinária e Zootecnia

Carlos Roberto Franke, Universidade Federal da Bahia

Professor na Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia / UFBA na área de Meio Ambiente e Saúde

Downloads

Publicado

2013-06-28

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva