Características de carcaça e cortes comerciais de tourinhos Red Norte suplementados com óleos de fritura e soja terminados em confinamento

Autores

  • Moacir Rodrigues Filho Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa -ES
  • Ivo Francisco Andrade
  • Márcio Machado Ladeira
  • Nair Elizabeth Barreto Rodrigues
  • Leandro Sâmia Lopes

Resumo

Objetivou-se com este trabalho avaliar as características de carcaça e cortes comerciais de tourinhos Red Norte suplementados com óleos de fritura e de soja terminados em confinamento. Utilizaram-se 27 animais Red Norte com peso corporal inicial médio de 317 ± 33kg. Os animais receberam ração ad libitum com relação volumoso:concentrado 40:60, sendo: dieta controle; suplementados com óleo de soja e suplementados com óleo de fritura, durante 112 dias, sendo 28 dias de adaptação, e abatidos com 481,0; 488,7 e 462,6kg para os tratamentos controle, suplementados com óleo de soja e óleo de fritura respectivamente. A espessura de gordura subcutânea (EGS) e a área de olho de lombo (AOL) foram medidas entre a 12a e 13a costelas. A suplementação com fontes lipídicas não influenciaram o peso final, peso de carcaça quente, peso de carcaça fria, AOL, EGS, perdas por resfriamento, pesos e rendimentos dos cortes dianteiro, traseiro especial e ponta de agulha. Entretanto o rendimento de carcaça foi menor para animais suplementados com óleo de soja. O pH final foi maior (P<0,01) para as carcaças dos animais suplementados com óleo de fritura, e a temperatura final (P<0,02), foi maior para os animais com suplementação lipídica em relação aos animais sem suplementação. A suplementação lipídica utilizada para tourinhos em confinamento não influenciou as características de carcaça. Entretanto, animais suplementados com óleo de fritura apresentaram carne DFD, enquanto os animais suplementados com óleo de soja apresentaram menor rendimento de carcaça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moacir Rodrigues Filho, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa -ES

Moacir Rodrigues Filho, Professor do IFES - Campos Santa Teresa - ES. nas disciplinas: Bovinocultuta(ensino Técnico), e produção de ruminantes, bovinocultura de corte. e nutriÇào de ruminantes( Curso de agronomia). Trabalhos de pesquisa na área de produção de ruminantes e Extensão universitária. Graduado em Licenciatura em Ciências Agrícolas, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Itaguaí – RJ, 1986. Mestrado em em Nutrição e Produção de Ruminantes. pela UVF no ano de 2000 e doutorado em Nutrição de ruminante pela UFLA - 2011.

Downloads

Publicado

2013-03-27

Edição

Seção

Nutrição Animal