Torta de girassol em suplementos múltiplos para bovinos em pastejo no período seco do ano: desempenho produtivo e viabilidade econômica

Autores

  • Allan Cristian Mesacasa ufmt
  • Joanis Tilemahos Zervoudakis
  • Luciana Keiko Hatamoto Zervoudakis
  • Luciano da Silva Cabral
  • Joadil Gonçalves de Abreu
  • Fernado de Paula Leonel
  • Renata Pereira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Rafael Ferrato Gonçalves da Silva Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

Objetivou-se avaliar níveis de inclusão da torta de girassol no lugar de farelo de soja, em suplementos múltiplos para bovinos, em pastejo, no período seco do ano, sobre o desempenho produtivo e viabilidade econômica. Foram utilizados 20 novilhos, Nelore, não castrados, com idade e peso médio inicial de 20 meses e 330,29kg, respectivamente, distribuídos em quatro piquetes de 1,6 ha cada, formados por Brachiaria brizantha cv. Marandu. O experimento foi composto por três períodos experimentais de 28 dias cada. Os tratamentos consistiram na inclusão da torta de girassol em níveis crescentes de: zero, 270, 540g/kg de suplemento, e uma mistura composta apenas por sal mineral ad libitum (controle). Os suplementos foram formulados para serem isoproteicos (25% PB) e fornecidos na quantidade de 1,5kg/animal/dia. As disponibilidades de matéria seca total e pontencialmente digestível foram de 2.248 e 1591kg MS/ha respectivamente. O experimento foi estruturado em delineamento inteiramente casualizado, com 4 tratamentos e 5 repetições. Observou-se efeito significativo dos níveis de inclusão da torta de girassol em relação ao suplemento controle sobre o ganho médio diário (GMD). Economicamente, a inclusão da torta de girassol, em até 100% de substituição ao farelo de soja, não afetou o retorno financeiro e destacou-se como uma fonte de proteína viável para alimentação de bovinos na fase de recria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan Cristian Mesacasa, ufmt

Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, Programa de Pós-graduação em ciência animal, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Edição

Seção

Produção Animal e Ambiente