Eletroacupuntura e morfina sobre parâmetros cardiorrespiratórios em gatas submetidas à ovariosalpingohisterectomia eletiva

Autores

  • Patricia Maria Coletto Freitas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Wangles Pignaton UFES
  • Janaína Rodrigues Simões UFES
  • Evandro Zacché UFES
  • Marcelo Rezende Luz UFES
  • Ana Elisa Pato Salgado UFES
  • Marilda Onghero Taffarel UFES
  • Duvaldo Eurides UFES
  • Letícia Binda Baungarten UFES

Resumo

Objetivou-se avaliar os efeitos da morfina e da eletroacupuntura sobre parâmetros cardiorrespiratórios e consumo do anestésico isofluorano em gatas submetidas à ovariosalpingohisterectomia eletiva. Foram utilizadas 18 gatas hígidas, adultas, distribuídas em três grupos: Eletroacupuntura, Morfina e Controle, as quais receberam acepromazina, propofol e isoflurano. Nos animais dos grupos Controle e Morfina foram introduzidas agulhas em acupontos falsos, e nos do grupo Eletroacupuntura nos pontos Zusanli e Yanglingquan. A eletroestimulação no grupo submetido a Eletroacupuntura foi realizada na frequência de 2 e 100Hz. Nos animais do grupo Morfina, administrou-se a dose de 0,3mg/kg por via intramuscular e no grupo Controle não foi realizado tratamento. O registro das variáveis foi obtido anteriormente à administração da acepromazina; 10 minutos após a aplicação desse fármaco; após indução e estabilização anestésica; decorridos 30 minutos do início da eletroestimulação ou aplicação da morfina; e a cada 10 minutos, durante 60 minutos. Foram estudadas temperatura retal, frequência respiratória e cardíaca, saturação parcial de oxiemoglobina, pressão arterial média, volume total de isoflurano consumido e volume inspirado de isoflurano. Os dados foram submetidos a Análise de Perfil. Somente os animais do grupo Eletroacupuntura (GE) não apresentaram diferença significativa entre os momentos para a pressão arterial média, e observou-se melhor estabilidade cardíaca nos animais do grupo Eletroacupuntura e Morfina. O volume inspirado de isoflurano foi 58,33% menor no grupo Eletroacupuntura e 22,02% no grupo Morfina quando comparados ao grupo Controle. Pode-se concluir que eletroestimulação dos acupontos Zusanli e Yanglingquan, diminui o volume inspirado de isoflurano e promove estabilidade cardiorrespiratória, sendo superior ao uso da morfina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Maria Coletto Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais

Prof. Adjunto do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias/UFMG. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias/UFES.

Wangles Pignaton, UFES

Discente/UFES. Bolsista de Iniciação Científica

Janaína Rodrigues Simões, UFES

Discente/UFES. Bolsista de Iniciação Científica

Evandro Zacché, UFES

Discente/UFES. Bolsista de Iniciação Científica

Marcelo Rezende Luz, UFES

Prof. Adjunto Departamento de Medicina Veterinária/UFES

Ana Elisa Pato Salgado, UFES

Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias/UFES

Marilda Onghero Taffarel, UFES

Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias/UFES

Duvaldo Eurides, UFES

Prof. Titular da Faculdade de Medicina Veterinária. UFU

Letícia Binda Baungarten, UFES

Programa de Residência em Medicina Veterinária/UFES

Downloads

Publicado

2011-12-26

Edição

Seção

Morfofisiologia Animal