Exposição de diferentes crioprotetores e concentrações sobre o diâmetro e número de células da granulosa de folículos pré-antrais bovinos

Autores

  • Rafaela Nelson da Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Hélder Silva e Luna Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luciana Alves Lijeron Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Carmem Estefânia Serra Neto Zúccari Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Iraceles Aparecida Laura Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O objetivo, no presente estudo, foi avaliar o efeito do glicerol (GLI), dimetilsulfóxido (DMSO) e propilenoglicol (PROH) sobre o diâmetro do folículo, do ovócito e do número de células da granulosa de folículos pré-antrais bovinos. Fragmentos ovarianos foram imediatamente fixados em Carnoy (controle) ou expostos aos crioprotetores nas concentrações de 20 e 40%, por 10min. Após o período de exposição, o tecido ovariano também foi fixado em Carnoy e processado para inclusão em parafina. As secções (5) de tecido ovariano foram coradas em hematoxilina e eosina e analisadas ao microscópio de luz com ocular em escala micrométrica. Os dados foram analisados por ANOVA e teste Tukey. Em relação ao diâmetro do folículo primordial, nenhuma diferença foi encontrada entre o controle e os grupos expostos aos crioprotetores. Entretanto, em relação ao diâmetro do ovócito, na concentração de 40%, para todos os crioprotetores testados, os ovócitos primordiais apresentaram redução significativa do diâmetro, o que incluiu o PROH a 20%. Nas estruturas primárias, ocorreu redução dos ovócitos e folículos somente com o glicerol a 40%. Com relação ao número de células da granulosa das estruturas primordiais, o DMSO a 40% e o PROH a 20 e 40% levaram a redução significativa do diâmetro dos ovócitos e folículos em comparação ao grupo controle. Os folículos primários, para todos os crioprotetores testados, não apresentaram alterações quanto ao número de células da granulosa. Em conclusão, os folículos primários mostraram-se resistentes aos efeitos dos crioprotetores. Em relação aos folículos primordiais, o glicerol, dimetilsulfóxido e propilenoglicol levaram à redução do diâmetro do ovócito e do número de células da granulosa, mas não do diâmetro folicular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Nelson da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Ciência Animal, Departamento de Zootecnia

Hélder Silva e Luna, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Médico Veterinário. Mestre em Zootecnia pela UnB na área de reprodução animal e Doutor em Patologia Molecular pela UnB no ano de 2001. Atualmente é professor adjunto da UFMS, desenvolvendo pesquisa na área de reprodução animal.

Luciana Alves Lijeron, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bióloga. Departamento de Morfofisiologia. Desenvolve trabalhos com histologia.

Carmem Estefânia Serra Neto Zúccari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Departamento de Zootecnia, Laboratório de Biotecnologia da Reprodução.

Iraceles Aparecida Laura, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Departamento de Morfofisiologia. Desenvolve pesquisas com histologia.

Downloads

Publicado

2010-03-19

Edição

Seção

Reprodução Animal