Uso da água de coco em pó (ACP®) em diferentes temperaturas como diluente de espermatozóides de capote ("Numida meleagris")

Autores

  • Regina Maria Macedo Rondon
  • Fernanda Cristina Macedo Rondon
  • José Ferreira Nunes
  • Airton Araújo Alencar
  • Francisco Militão de Sousa
  • Maria Audália Marques de Carvalho

Resumo

Avaliou-se a eficiência in vitro do diluidor água de coco em pó (ACP®) em sêmen recém-colhido e resfriado de capotes (Numida meleagris), a 4 ou 15ºC, em comparação ao diluidor comercial (DC) de sêmen de aves. Registraram-se a concentração espermática, a motilidade, o vigor e as alterações morfológicas nos tempos 0 hora (T0), 2 horas (T2) e 24 horas (T24). A média dos pools foi de 4,88±0,17 x109 sptz/mL e a concentração final das alíquotas colhidas, de 600x106sptz/mL. A média/ejaculado do pool foi de 11,4 ± 0,95 x 109 sptz/ejaculado. Os quatro tratamentos (4 e 15°C em ACP® ou DC) não ocasionaram diferenças estatísticas (P>0,05) em nenhum dos parâmetros avaliados (motilidade, vigor e sptz viáveis) no tempo zero (T0). Após 2 horas, apenas os espermatozóides diluídos com ACP® a 4ºC mantiveram-se acima dos valores aceitáveis: motilidade 88%, vigor 8,9 e concentração de espermatozóides viáveis de 10,01 x109 sptz/mL (P<0,05), fato observado também após 24 horas. Os resultados sugerem o uso do ACP® a 4ºC na inseminação artificial em capotes (galinha-d’angola), pois este foi superior aos demais tratamentos in vitro em todos os tempos de conservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Maria Macedo Rondon

Bióloga, doutoranda em Biotecnologia de Recursos Naturais do Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Fernanda Cristina Macedo Rondon

Médica Veterinária, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

José Ferreira Nunes

Médico Veterinário, professor doutor adjunto da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Airton Araújo Alencar

Médico Veterinário, professor doutor adjunto da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Francisco Militão de Sousa

Médico Veterinário, professor doutor adjunto da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Maria Audália Marques de Carvalho

Engenheira de Pesca, doutoranda em Biotecnologia de Recursos Naturais do Renorbio-UECE, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Downloads

Publicado

2008-12-12

Edição

Seção

Reprodução Animal