Mercado de embutidos de suínos: comercialização, rotulagem e caracterização do consumidor

Autores

  • Terezinha Domiciano Dantas Martins
  • Wadme Inacio Bezerra
  • Ricardo Targino Moreira
  • Ludmila da Paz Gomes da Silva
  • Eleonore de Sousa Batista

Resumo

Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos que comercializam embutidos de suínos, a rotulagem destes produtos, visando constatar o cumprimento da legislação vigente, e a caracterização do perfil dos consumidores. O estudo foi conduzido em 17 estabelecimentos comerciais de Solânea-PB com base na inspeção sanitária por meio de roteiro pré-estabelecido. Os rótulos de 25 amostras de embutidos de carne suína (salsichas, lingüiças, apresuntado e mortadela) foram anotados e avaliados. Para caracterizar o perfil dos consumidores, 71 indivíduos foram abordados aleatoriamente no momento da compra e entrevistados. Constatou-se que os estabelecimentos pesquisados apresentaram condições higiênico-sanitárias inadequadas à comercialização. Os produtos avaliados apresentaram rótulos e informação nutricional, porém necessitam atender às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os consumidores locais são poucos informados sobre as qualidades nutricionais da carne e embutidos suínos, mas na hora da compra estão preocupados com a qualidade, a aparência, a limpeza e higiene dos produtos. Desta forma, sugere-se o estabelecimento de regras municipais específicas, treinamento de mão-de-obra e controles mais efetivos, visando garantir a segurança alimentar dos consumidores.

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Biografia do Autor

Terezinha Domiciano Dantas Martins

Profa. dra. UFPB/CFT/DAP, méd. Veterinária

Wadme Inacio Bezerra

Bolsista PIBIC/CNPq/UFPB, aluno do Curso de Bacharelado em Agroindustria Alimentar

Ricardo Targino Moreira

Prof. Dr. UFPB/CFT/DTR, engenheiro de elimentos

Ludmila da Paz Gomes da Silva

Profa. Dra. UFPB/CCA/DZ, Zootecnista

Eleonore de Sousa Batista

Bolsista PIBIC/CNPq/UFPB, aluno do Curso de Bacharelado em Agroindustria Alimentar

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Publicado

2009-03-31

Edição

Seção

Agronegócio