Prevalência e classificação de afecções podais em fêmeas bovinas destinadas à produção de leite na bacia leiteira do município de Itapecuru Mirim-MA

Autores

  • Pedro Paulo Machado Universidade Estadual do Maranhão
  • Hélder de Moraes Pereira Universidade Estadual do Maranhão
  • Hamilton Pereira Santos Universidade Estadual do Maranhão
  • Rudson Almeida Oliveira Universidade Estadual do Maranhão
  • Porfírio Candanedo Guerra Universidade Estadual do Maranhão
  • Whaubtyfran Cabral Teixeira Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

Objetivou-se relatar a prevalência e classificar clinicamente as afecções podais em fêmeas bovinas destinadas à produção de leite na bacia leiteira do município de Itapecuru Mirim-MA. As observações foram realizadas durante visitas a propriedades leiteiras previamente cadastradas, registrando-se os animais em fichas individuais, avaliando-os posteriormente quanto à claudicação. Os bovinos portadores de lesões podais foram contidos para limpeza dos dígitos e posterior avaliação, considerando a região podal comprometida. Os dados foram agrupados e submetidos à análise estatística. A prevalência em fêmeas bovinas foi de 5,08% e exclusivamente entre as lactantes, de 17,50%. Observou-se maior freqüência de fêmeas com enfermidades podais entre 3 e 7 anos. Dentre as lesões podais, o hematoma de sola (17,12%), a deformidade da unha (14,71%), a pododermatite circunscrita (14,11%) e a erosão do estojo córneo (12,61%) apresentaram maior freqüência. A região anatômica dos dígitos mais acometida foi a sola (30,74%) e os dígitos dos membros posteriores foram os mais acometidos, principalmente os laterais, apresentando também maior freqüência de escores marcante/grave/grave com infecção, em relação aos demais dígitos. As lesões digitais representam um problema de grande importância e elevada prevalência nas propriedades da bacia leiteira de Itapecuru Mirim e que as características ambientais podem ser consideradas fator determinante no estabelecimento do diagnóstico e no controle das enfermidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Machado, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (2006). Atualmente é colaborador da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Biotécnicas aplicadas a Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia, FIV, inseminação artificial, criopreservação e andrologia.

Hélder de Moraes Pereira, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal do Piauí (1997), Mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí (2001) e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: Clínica Médica e Cirurgica de Ruminantes Domésticos e Morfologia do fígado.

Hamilton Pereira Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (1980) e mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) . Atualmente é Professor adjunto da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Medicina Veterinária , com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva. Atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de produção, sanidade.

Rudson Almeida Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995) , graduação em Licenciatura Em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995) , mestrado em Ciência Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2001) , doutorado em Doenças Tropicais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) , ensino-fundamental-primeiro-grau pela Escola Dom Expedito Lopes (1979) , ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Colégio Diocesano de Garanhuns (1983) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Diocesano de Garanhuns (1986) . Tem experiência na área de Medicina Veterinária , com ênfase em Clínica e Cirurgia Animal. Atuando principalmente nos seguintes temas: Toxoplasma gondii, beta-1,3 poliglicose, Saccharomyces cerevisae, citocinas, imunomodulação e camundongos BALB/c.

Porfírio Candanedo Guerra, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Unidade de Estudos de Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (1985), graduação em Unidade de Estudos de Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (1985), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é outro (especifique) da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Radiologia de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: asinino, cão, radiologia e fratura.

Whaubtyfran Cabral Teixeira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (2006). Atualmente é estudante de Pós-graduação (Mestrado) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças Parasitárias de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: Parasitos Gastrintestinais em Pequenos Ruminantes e Ectoparasitos de Caprinos e Ovinos; Carrapato Ixodidae em Animais Domésticos. Também atua na área de Farmacognosia, com ênfase em Plantas Medicinais com ações acaricidas, carrapaticidas e anti-helmíntica.

Downloads

Publicado

2008-12-12

Edição

Seção

Patologia e Clínicas