Desempenho de coelhos Nova Zelândia variedade branca submetidos a fontes de fósforo com altas concentrações de flúor

Autores

  • Artur Canella Avelar Escola de Veterinaria da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Walter Motta Ferreira Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinaria da UFMG

Resumo

Os efeitos deletérios do flúor presente em oito diferentes fosfatos foram investigados, utilizando coelhos Oryctolagus cuniculus Nova Zelândia variedade branca na faixa de idade entre 30 até 72 dias. Oito dietas foram formuladas, de acordo com as fontes de fósforo: farinha de ossos calcinada, fosfato bicálcico, fosfato super triplo, fosfato super simples, fosfato mono-amônico, fosfosulfato de amônio, polifosfato de cálcio e amônio e um sal mineral bovino. As variáveis zootécnicas foram acompanhadas ao longo de 42 dias. Os animais foram abatidos e os fígados coletados e pesados. Os animais que receberam dietas formuladas com fosfatos de alto teor de flúor (fosfosulfato de amônio e sal mineral bovino) apresentaram os piores resultados de ganho de peso, de consumo e de conversão alimentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Canella Avelar, Escola de Veterinaria da Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e mestrado em Ciências e Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), tendo sido representante discente no Colegiado de Pós-Graduação em Ciências e Técnicas Nucleares por dois anos. Atualmente é bolsista do CNPq/ Universidade Federal de Minas Gerais e colaborador do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN). Atua principalmente nos seguintes temas: Análises Inorgânicas de Produtos Agropecuários por Métodos Nucleares e técnicas correlatas.

Walter Motta Ferreira, Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinaria da UFMG

É graduado em Zootecnia pela UFRRJ, possui Especialização em Produção Animal pela UFMG em 1982 e Mestrado em Zootecnia pela mesma universidade em 1983. Concluiu o Doutorado em Ciência Animal pela Universidad Politécnica de Madrid em 1990 e o Pós-Doutorado na área de Nutrição Animal pela Universidad Politécnica de Valencia em 2000 quando integrou-se ao European Group on Rabbit Nutrition. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Associação Brasileira de Zootecnistas, American Branch of World Rabbit Science Association, Associação Científica Brasileira de Cunicultura, Avaliador Institucional e de Cursos de Zootecnia do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Membro de Comitê Editorial da Revista da Facultad de Agronomia - Universidad Nacional de Colombia e Conselheiro Científico da Revista Brasileira de Zootecnia da SBZ, Professor Associado I da Universidade Federal de Minas Gerais, Bolsista de Pesquisa nível II do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Downloads

Publicado

2009-06-30

Edição

Seção

Nutrição Animal